CARICATURAS AO VIVO - ZEL HUMOR . O MELHOR DA CARICATURA EM SUA FESTA ...

CARICATURAS AO VIVO - ZEL HUMOR . O MELHOR DA CARICATURA EM SUA FESTA ...
CLIQUE NA IMAGEM É SAIBA MAIS ...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Charitas: museu de artes faz parte dos 400 anos de Cabo Frio


Charitas: museu de artes faz parte dos 400 anos de Cabo Frio

Antigo orfanato hoje oferece exposições de artes plásticas e fotográficas

O prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura de Cabo Frio guarda em suas amplas salas muita história. Já foi orfanato, abrigo nos tempos da Segunda Guerra Mundial, fórum, biblioteca municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Uma história que começou em 1837, quando a casa foi construída e denominada Charitas (pronuncia-se Káritas), ou Casa de Caridade. Nessa época, as crianças eram abandonadas, para evitar que esses bebês, na sua maioria filhos de escravos e índios, tivessem um destino incerto, surgiu o Charitas.

- Com seus 400 anos de fundação, que serão completados em novembro deste ano, Cabo Frio tem uma historia muito ampla. Depois de todo o desenvolvimento que a cidade passou e alguns pontos fazem parte e referência dessa história. Como a Casa de Cultura José Dome, que foi um antigo orfanato e hoje oferece uma gama de eventos e exposições – disse o secretário de Cultura, José Facury.

Atualmente, o Charitas abriga a exposição permanente do acervo de José de Dome, artista plástico reconhecido internacionalmente e que viveu muitos anos na cidade. A casa é um espaço dinâmico, promovendo constantemente seminários, oficinas, palestras e apresentações de música, dança e teatro.  Conta também com aulas de piano, inglês e desenho, dentre outras, oferecidas a preços populares.

O museu começa esse ano com uma extensa programação. O espaço expõe as mostras dos artistas plásticos Jair Guerra e Ricardo de Magalhães até o dia 7 de fevereiro. São ao todo 34 telas expostas dos dois artistas.

Uma média de 60 visitantes passa pelo local diariamente, número que salta para 200 na alta temporada. O Charitas fica na Avenida Assunção, no Centro da cidade, e está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Texto: Flávia Lira
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário