quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

17 ANOS DE HISTORIA - ZEL HUMOR - REGIÃO DOS LAGOS

Zel Humor desde 1994 faz historia em cabo Frio e Região dos Lagos, com diversas caricaturas e charges publicadas em jornais e blogs é o cartunista que mais colaborou com a imprensa da região. O traço singular e um estilo próprio se fazendo logo reconhecido pelos leitores dos jornais, se tornando uma atração aparte. Agora também colaborando com a Associação dos Cartunistas da Romênia enviando caricaturas das personalidades daquele país. Continuar fazendo historia e deixar o legado do humor é o seu objetivo.



Veja o slide que mostra alguns dos jornais onde Zel Humor Colaborou:






FRASE PARA REFLEXÃO :





"AMOR ET POTESTA IMPACIENS CONSORTIS"

"O AMOR É O PODER NÃO QUEREM SÓCIOS"

SEJA DIFERENTE



SEJA DIFERENTE.



A MENTE APAGA REGISTROS DUPLICADOS

Por Airton Luiz Mendonça (artigo do jornal O Estado de São Paulo)

"O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio, você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias..., sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.


Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?



Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); o cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência).

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente.
Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... ROTINA
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.
Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles,e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário e formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa amigos para outras cidades ou países, veja outras
culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. . em outras palavras... V-I-V-A!!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.


Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di fE rEn tEs !




CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...



V I V A !!!





Entrevista Cunhambebe




Cunhambebe concedeu uma entrevista exclusiva para o blog Zel Humor , diretamente do FOFOCA’S BAR . Cunhambebe e colunista do blog Poesiarte  do poeta Rodrigo Poeta onde se destaca com seus artigos. Ele e chefes de varias tribos literárias e sua patroa vem de além mar e é muito amorosa com ele. Veja abaixo a entrevista :


1 - Nome completo?



R.: Cunhambebe e só! Você pensou que eu tinha um Silva como sobrenome né!



2 - Idade e local de nascimento?



R.: Nasci há 600 luas atrás. E olha que você não é o primeiro a me retratar. O primeiro foi meu grande amigo francês André Thévet.



3 – Como você veio parar aqui em Cabo Frio?



R.: Eu sou chefe tupinambá que dominou todos os caciques Tamoios entre Cabo Frio e Bertioga no século XVI. Falam que morri de peste, mas na verdade descobri uma fonte de juventude natural na Ilha de Cabo Frio em Arraial. Então já estou com mais de 600 anos a morar aqui na região. Vivenciei muita coisa. Não sou highlander. Atualmente moro no Morro do Índio, quase perdi tudo com a última ressaca. Nasci na Guanabara. Ai que saudade de lá! Tenho muitos filhos perdidos por aí e não pago pensão, pois índio não sabe o que é isso. Hoje estou casado com uma bela portuguesa. Amo a minha Juremá!

4 – Você trabalha e qual a sua atividade?



R.: Eu sou chefe de várias tribos de letras e aliado de seres extraterrenos independentes. Vivo de nestes 600 anos com a riqueza natural desta região, através da pesca, do sal, do turismo e da venda dos meus versos, mas quem vende eles é a minha patroa portuguesa Juremá no seu restaurante Mania da Juremá o melhor bacalhau da Região.



5 – Você escreve com interesse político ou literário?



R.: Aprendi a escrever assim graças aos franceses, em que fui aliado na época da Confederação dos Tamoios e durante essas 600 luas com mestres do quilate de José de Anchieta, Frei Beto e o último, o Pajé Xamã Alienista Surreal. Então meus artigos são de cunho sócio-literário politicamente falando.



6 – Com quantos paus se faz uma canoa em tempo de crise?



R.: Crise isso é coisa de branco ,eu não conheço isso não. Agora quem entende de pau é a patroa. Se eu apronto, eu levo é muita paulada na cabeça com seu rolo de macarrão ora pois pois.



7 – E a cultura, anda mal das pernas e doente do pé?



R.: Ui. Cultura aqui! O pessoal aqui não sabe o que é isso não. Cultura aqui é uma merda encontrada em um banheiro de rodoviária. O povo aqui não sabe o que é memória, não conhece suas raízes e não valoriza seus valores. Cultura é aqui é pó de mico nos olhos de alguns seres extraterrestres.



8 - Alguma idéia para melhor a cultura?



R.: O branco vai ter nascer de novo ou tomar banho de arruda com Pai Didigo de Ogum, ou casar com a doida do Sendas, que é encarnação de minha amiga Otília ou então comer sal até morrer. Minha tribo hoje não tem mais pajé e sem pajé não há mágica para mudar isso e olha que em 600 anos nenhum pajé conseguiu mudar!





9 – O que acha do pessoal do banheiro da rodoviária?



R.: Olha não tenho nada contra, mas prefiro o mato mesmo que é bem mais limpinho.



10 – Considerações finais?



R.: Venha saborear o bolinho de bacalhau da Jurema, escutar um hip hop do Black Amêndoa e ver o futuro nas conchinhas de carangodó
PINTURA ENCONTRADA EM UMA SAMBAQUI , FEITO EM  JARRO DE CERAMICA ONDE RETRATA A FIGURA DE CUNHAMBEBE. DATADA APROXIMADAMENTE DE 1444.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

PROFÊ ALEXANDRE - É A CORRIDA 2012

ALEXANDRE DE SOUZA


Alexandre você acaba de ser batizado com político, sendo caricaturado por mim o seu sucesso é garantido, em breve há uma grande possibilidade de outro blogueiro roubar sua caricatura do meu blog, talvez para elogios ou para atirar pedras; vai pela segunda hipótese que é mais certo. Garanto-te uma coisa você vai ter muito voto na Romênia, na Letônia, Suíça, Dinamarca, Austrália, Costa Rica; onde o meu blog é muito bem acessado. Não se preocupe, pois vamos pela máxima : Fale mal, mais fale de mim !