ESTRATÉGIA DE MANIPULAÇÃO
Por Sylvain Timsit
Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade
1. A estratégia da diversão
Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes.
A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" ).
2. Criar problemas, depois oferecer soluções
Este método também é denominado "problema-reacção-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reacção do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.
3. A estratégia do esbatimento
Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicadas brutalmente.
Continua.....
▼
domingo, 28 de março de 2010
sábado, 27 de março de 2010
ZEL - É ENTREVISTADO POR ARIEL VILLANOVA
Zel foi entrevistado no programa O RESUMO pelo jornalista Ariel Villanova na Jovem Tv, onde não perdeu a oportunidade de caricaturar o apresentador. Na entrevista Zel falou sobre sua carreira como cartunista e um pouco de sua vida, também durante a entrevista recebeu o convite para colaborar com o JORNAL O RESUMO ON LINE.
www.oresumoonline.blogspot.com
www.oresumoonline.blogspot.com
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
sábado, 13 de março de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
DIPLOMAÇÃO ACADÊMICA - ARTPOP
Data: 20 de Março
Local: Iate Clube Costa Azul – Cabo Frio/RJ
Programação:
20h – Recepção com coquetel aos Neo-Acadêmicos, convidados, autoridades e mídia.
21h – Início da Cerimônia de Posse dos Neo-Acadêmicos
22h30min – Jantar Comemorativo e Lançamentos Literários
23h – Início do Baile Festivo
CONVITE A R$ 20,00 (VINTE REAIS)
VENDIDOS NA CASA DOS 500 ANOS no Portinho
Cabo Frio
Não sera vendido convites no dia do evento.