ESTRATÉGIA DE MANIPULAÇÃO
Por Sylvain Timsit
Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade
1. A estratégia da diversão
Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes.
A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" ).
2. Criar problemas, depois oferecer soluções
Este método também é denominado "problema-reacção-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reacção do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.
3. A estratégia do esbatimento
Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicadas brutalmente.
Continua.....
domingo, 28 de março de 2010
sábado, 27 de março de 2010
ZEL - É ENTREVISTADO POR ARIEL VILLANOVA
Zel foi entrevistado no programa O RESUMO pelo jornalista Ariel Villanova na Jovem Tv, onde não perdeu a oportunidade de caricaturar o apresentador. Na entrevista Zel falou sobre sua carreira como cartunista e um pouco de sua vida, também durante a entrevista recebeu o convite para colaborar com o JORNAL O RESUMO ON LINE.
www.oresumoonline.blogspot.com
www.oresumoonline.blogspot.com
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
sábado, 13 de março de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
DIPLOMAÇÃO ACADÊMICA - ARTPOP
Data: 20 de Março
Local: Iate Clube Costa Azul – Cabo Frio/RJ
Programação:
20h – Recepção com coquetel aos Neo-Acadêmicos, convidados, autoridades e mídia.
21h – Início da Cerimônia de Posse dos Neo-Acadêmicos
22h30min – Jantar Comemorativo e Lançamentos Literários
23h – Início do Baile Festivo
CONVITE A R$ 20,00 (VINTE REAIS)
VENDIDOS NA CASA DOS 500 ANOS no Portinho
Cabo Frio
Não sera vendido convites no dia do evento.
Assinar:
Postagens (Atom)