domingo, 11 de novembro de 2012
ZÉ CARIOCA VOLTA E CAPITÃO AMERICA NO ENEM
De volta à produção nacional
- Editora Abril volta a produzir no país histórias para os quadrinhos Disney
- Por enquanto, apenas Zé Carioca terá trabalhos realizados no Brasil
- Primeiras produções começam a sair no fim do mês, em especial do personagem
Trata-se ainda de um retorno tímido. Mas, é fato, trata-se de um retorno. A editora Abril voltará a criar no país histórias para os quadrinhos Disney, algo que não faz há uma década.
Os primeiros trabalhos serão publicados no fim do mês, data em que está programado o segundo volume do especial "Zé Carioca 70 Anos" - o anterior foi lançado semana passada.
A edição especial irá trazer duas histórias com o papagaio brasileiro. Uma será escrita e desenhada por Fernando Ventura, especialista em produções de personagens Disney.
A outra terá traço de Luiz Podavin, profissional que participou da arte de vários trabalhos realizados pela editora entre meados da década de 1970 até o começo deste século.
***
A informação sobre esse retorno à produção nacional foi confirmada pelo editor da linha Disney, Paulo Maffia, durante o Gibicon, congresso de quadrinhos realizado em Curitiba.
Informalmente, o fato já circulava há pelo menos um ano, mas não era oficialmente confirmado pela empresa. Segundo Maffia, a volta se resume por ora apenas ao Zé Carioca.
A proposta é inverter o eixo do que ocorre atualmente. Em vez de reprisar ou importar histórias do personagem, ele pretende levar as narrativas daqui para o mercado externo.
O editor diz que há ainda alguns ajustes finais. Mas, se tudo correr como planejado, a proposta é ter uma história nova a cada número da revista mensal "Zé Carioca".
***
Faz parte do pacote também especiais sobre a Copa do Mundo e a Olimpíada. Os dois eventos esportivos serão realizados no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.
A Editora Abril produziu quadrinhos no país desde meados os anos 1960. O ponto alto da produção ocorreu nas três décadas seguintes.
O processo foi abandonada na entrada do século. Segundo Maffia, o que já estava produzido foi publicado até meados de 2002. Desde então, tem havido apenas reedições.
A volta casa com os 70 anos de criação de Zé Carioca, marcados pelos dois especiais com o personagem. O primeiro, à venda nas bancas, reúne histórias raras dele.
Categoria: NOTÍCIA
04.11.12
Capitão América caiu no Enem
- Capa da revista do personagem foi usada como tema de questão do Enem 2012
- Pergunta exigia que candidatos contextualizassem atuação do herói na 2ª Guerra
- Quem já lia suas histórias em quadrinhos conseguiria responder com maior facilidade
No meio do questionário, havia uma capa. Uma capa do primeiro número de "Captain America", de março de 1941, revista que marcava a estreia do super-herói estadunidense.
Setenta e um anos depois, a imagem do Capitão América dando um expressivo soco no líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) foi usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A prova foi aplicada neste fim de semana. Os organizadores da prova apresentaram uma resenha do filme do personagem, "O Primeiro Vingador", exibido em 2011.
Depois, perguntaram a quem o herói e os Estados Unidos lutavam. A resposta correta era a que fazia menção aos "regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial".
***
Para responder à questão, os estudantes deveriam ler as imagens da capa. A saída para assinalar a alternativa correta estava na identificação de Hitler e das suásticas presentes.
As demais alternativas sugeriam conflitos situados em outras épocas históricas: Primeira Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, respostas aos ataques do 11 de Setembro.
Essa contextualização é familiar a quem já acompanha as aventuras do super-herói da editora norte-americana Marvel Comics, independentemente do que era visto na capa.
Fato raro: ler quadrinhos de super-heróis ou assistir ao filme do personagem teriam ajudado os estudantes a responder à questão com mais facilidade.
***
Outra raridade é ter uma capa de revista de super-heróis usada como texto de questão. O Enem, até então, usava apenas charges e tiras nos enunciados de seus testes.
O uso desses dois gêneros dos quadrinhos tem sido frequente no histórico da prova. É comum aparecer, todos os anos, mais de uma pergunta pautada em produções assim.
No exame deste ano, houve uso de três charges e de três tiras, uma delas de Laerte.
O Enem tem sido usado nos últimos anos não mais como uma forma de avaliação do ensino médio, mas como um vestibular para acesso a vagas de universidades federais.
FONTE :
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)