quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Exposição comemora os 90 anos do artista plástico Carlos Scliar

                                                                 Foto: Marcos Homem

Neste sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 17h, a Orla Scliar, em Cabo Frio, estará em festa: com a inauguração da exposição “90 anos de Scliar”, a Casa, que tem o mesmo nome do artista plástico, vai comemorar os 90 anos de nascimento do artista do Rio Grande do Sul e que escolheu a cidade de Cabo Frio para viver. Mais do que criador de inestimáveis obras de arte, o pintor e gravurista Carlos Scliar foi um homem do seu tempo. Humanista, multifacetado, engajado politicamente, participou ativamente de todas as manifestações e acontecimentos importantes ocorridos no Brasil e em vários países nas últimas décadas.
Parte expressiva da intelectualidade nacional, Scliar conviveu e cultivou como amigos os contemporâneos mais notáveis; incentivou e colecionou obras de novos talentos e de artistas consagrados. Sua coleção - referência da arte do século XX - vai de Guignard a Cildo Meirelles.
A exposição conta com gravuras, pinturas, cartas, documentos, fotografias, matérias de jornais e objetos pessoais do artista. Na mesma ocasião serão inaugurados o Café Literário e a Escola de Arte, que funcionarão na Casa, moradia do artista por 40 anos e que, em novembro de 2001, se tornou o Instituto Cultural Carlos Scliar, um museu vivo, aberto à visitação, e que oferece oficinas de reciclagem de papel, papel machê e papelagem para crianças carentes.
A inauguração do Café Literário começará com o pé direito: em pauta, a vida e obra de Clarice Lispector, que será abordada por vários profissionais especializados na trajetória e na característica literária peculiar da escritora, com debates e encontros abertos aos interessados. Carlos Scliar, inclusive, ilustrou um dos livros de Clarice: o infanto-juvenil “A mulher que matou os peixes”.
Artistas como as gravuristas Anna Letycia Quadros e Thereza Miranda e o cineasta Nelson Pereira dos Santos confirmaram presença.


A exposição permanecerá durante todo o ano de 2011.


A Casa Scliar fica na Avenida dos Pescadores, 253 e 265 – Bairro São Bento, Cabo Frio.

Telefones: (22) 2643-0562 e (22) 2643-1295

Viviane Rocha
Assessora de Imprensa da Secretaria de Cultura de Cabo Frio

CHARGES : CARTÃO VERMELHO 24 H. E DONA JUSTIÇA DE FÉRIAS - CABO FRIO

  
O amigo Alex fez uma excelente cobertura sobre a cassação do prefeito de Cabo Frio, ficou ligado 24 horas. Aconselho o amigo tirar umas férias, já que a justiça também vai entrar em recesso, digo, ELA se encontra de recesso a muito tempo.

O CARTÃO VERDE VAI PARA...!!!
O CARTÃO VERMELHO !!!