quinta-feira, 14 de março de 2013

Cultura de Cabo Frio lança XXIII Semana Teixeira e Sousa



Cultura de Cabo Frio lança XXIII Semana Teixeira e Sousa
Na quarta-feira, dia 20, será distribuído folder na Praça Porto Rocha com todas as atividades da Semana, que acontece de 20 a 24 de março. Tambores Urbanos e poesia completam ação do dia

Precursor do romance no Brasil. Esta é a marca maior de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, autor do livro, “O Filho do Pescador”, lançado em 1843 e reeditado o ano passado em comemoração ao bicentenário do escritor.  Além do primeiro romance, é autor de mais cinco livros, assim como de peças teatrais e de obras de poesia.

Driblando preconceitos e enfrentando dificuldades, Teixeira e Sousa chegou a dar aulas de tipografia para Machado de Assis, de quem recebeu o título de Gênio Americano, em exaltação à sua obra lírica. Assim, em comemoração ao pioneirismo e à importância do autor cabofriense para a literatura a Secretaria de Cultura de Cabo Frio lança a XXIII Semana Teixeira e Sousa com programação diversificada.

As atividades acontecem em diversos pontos da cidade - como as Praças Porto Rocha, no Centro; em frente ao Teatro Municipal; de São Cristóvão, além de Tamoios, no Segundo Distrito - que serão palco de grande efervescência cultural em homenagem a Teixeira e Sousa. Além das palestras, o evento conta com curso de literatura afro, ciclos de leitura, seminário, feira de livros, apresentações musicais e poéticas, entrega de comenda, entre outras ações.

Segundo o secretário de Cultura, José Facury, é preciso difundir a arte e as figuras proeminentes da cidade:

- Teixeira e Sousa venceu muitas dificuldades, incluindo as lutas pela abolição da escravatura, e conquistou um lugar entre os grandes escritores. É mais do que justo, necessário e importante mantê-lo sempre vivo na memória local – acredita Facury.

Durante a programação da Semana, será escolhido, por meio de votação popular, o segundo nome que irá receber a comenda Teixeira e Sousa. A urna, assim como o banner com os nomes dos concorrentes – artistas locais – ficarão expostos na Praça de São Cristóvão. O primeiro nome, escolhido pela Secretaria de Cultura, foi o do escritor Célio Guimarães.

Dentre as atrações deste ano para a Semana destacam-se a participação do músico e jornalista pernambucano Anand Rao, da historiadora Nilma Accioli, do poeta e mímico Jiddu Saldanha, do ator Antônio Carlos de Souza Pereira, o Tonico Pereira, além de personalidades de diversos segmentos culturais como Artur Ramos; cantor e compositor Paulinho KZ; grupo AnimaSamba; escritor Rodrigo Poeta; banda, Bicicleta Funana; escritor Bruno Peixoto; poeta e ator Mano Melo; músico Mazinho Senos, luthier Jhonny Almeida, músicos do Tambores Urbanos, do ator Ítalo Luiz Moreira e do poeta e professor Maurício Cardozo. Completando a programação, o Seminário “Teixeira e Sousa: Literatura e Contemporaneidade Afro-Brasileira”, que  acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, vai contar com a presença da atriz Zezeh Barbosa e diversos palestrantes.