quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os Significados do ‘USCA’ - Arraial do Cabo - RJ





O Arraial do Cabo é, de todas as cidades do mundo, a mais de diferente. As diferenças começam pela fé. O cabista acredita que melhor do que o Arraial só o Céu. Na maneira de fazer política, nenhum outro povo iguala-se ao cabista. Na época da campanha eleitoral, a cidade colore-se com as cores dos partidos e, em cada casa, tem uma vara de bambu com a bandeira do seu candidato. E, se a mãe vota num candidato, e o filho, noutro, tem duas bandeiras içadas.
.........O cabista não fala uma vaia. No linguajar do Cabo, vaia é masculino: um vaia. Praça da Cova da Onça, esse seria o gênero proposto pela norma gramatical, porém, sem que se saiba o porquê, o cabista fala “Praça do Cova da Onça”. E o pior é que , no meio das diferenças que mesclam essa gente colocada por Deus neste pedacinho de chão brasileiro, a Gramática Histórica não registra como a palavra vaia, em Arraial do Cabo, evoluiu para “USCA’. No Arraial, ninguém é vaiado, leva um “USCA”.
.........O “USCA”, esse filho bastardo de uma relação afetiva entre a inventividade do falante e uma origem desconhecida, é mais do que uma palavra que veio ao mundo sem registro de nascimento, é um amuleto de sorte. Os fatos comprovam isso. Marcelo Alencar, na época, candidato pelo PSB, fez uma carreata em Arraial do Cabo. Ao passar pela Praia dos Anjos, levou um “USCA” sonoro, com status de Canto Gregoriano. O “USCA” foi de um requinte indescritível, todos numa só voz e afinadíssimos. Marcelo Alencar saiu da cidade com a “cara virada” para os cabistas, mas foi eleito governador do estado. Recebeu o “USCA” da boa venturança!
.........O “USCA tem esse mistério e outras tantas significações; pode até expressar um xingamento. Se um cabista passa na rua e leva um “USCA”, responde com outro, e os dois lados dão gargalhadas. Quando é um xingamento, responde-se com palavrões.
.........Filhos dão “USCAS” nos pais como demonstração de carinho. O “USCA” não é uma palavra. No cotidiano cabista, é um símbolo linguístico de muitos significados.
.........Não é aconselhável, portanto, que você, meu amigo leitor, leigo na interpretação do “USCA”, ao passar na rua e ser “USCADO”, zangar-se e querer briga. Siga em frente, numa boa, alguém pode estar querendo lhe demonstrar que você está “bem na fita”. E, no caso de alguém que nos visita pela primeira vez, o “USCA” pode ser entendido como: “Seja bem vindo à nossa cidade!”


felix@ashama.com.br
..........M&F antigos
.........


fonte : http://www.ashama.com.br/colunista_mef.htm




 

COSTA DO SOL - CABO FRIO - ALTERAÇÕES NO PACOTE DE PROGRAMAÇÃO

Bagunça na troca de Canais

A Costa do sol tv a cabo na substituição de seus canais pegou o seus clientes de surpresa , pois muitos usuários não estavam cientes do procedimento da empresa . Encontrei dezenas de pessoas reclamando nas ruas de nossa cidade " Cadê o meu canal ...?" , "Você sabe o que está acontecendo com a tv...?" etc..
Na correspondência que explicava a mudança e dizia que a " A partir do dia 04 de Novembro nossa grade terá algumas mudanças...", mas a tal comunicado só chegou dias depois das alterações. Alguns canais prometidos no novo pacote ainda não estão sendo transmitidos ( Ex.: TBS canal 36). Vamos ficar de olho , afinal pagamos para receber um serviços decente e merecemos respeito.

Afim de prestar serviços aos usuários da Costa do Sol TV , segue a Nova Grade de canais ( conforme correspondência recebida no dia 12/11 ) : 


Complemento Plano Master / comercial