segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

LÍDERES E POLÍTICOS por PAULO COTIAS


LÍDERES E POLÍTICOS
Líderes e políticos são coisas muito diferentes. Os políticos dos nossos tempos são apenas políticos. E só. As idéias, os ideais e o problema das pessoas, das comunidades, da gente simples que se esforça todos os dias na luta pela sobrevivência, são assuntos que não estão nem na mente, muito menos no coração do político. São assuntos para os marqueteiros, artesãos do engano.
O político dos nossos tempos se ocupa do poder. Como chegar ao poder, como desfrutar do poder, como usar o poder para se manter no poder. E o velho ditado das nossas avós, “diga-me com quem andas”… vai para o mesmo baú mofado onde guardam a dignidade e altivez. Se é pelo poder, não importa quem está ao lado. O velho adversário, desde que novo aliado, é tão puro e mimado quanto um irmão temporão…
O político dos nossos tempos calcula voto somado a dinheiro e subtrai o povo. Fecha-se em grupos, quando não em quadrilhas. E quando chega ao poder (e ele consegue isso) utiliza um dos mais belos discursos produzidos nos últimos anos: moralidade para os outros, para os amigos… E dane-se os rigores da lei.
Um líder não… A liderança brota do comprometimento moral. Tem nas raízes a preocupação com o outro. O poder lhe parece uma conseqüência da luta por algo melhor, mais digno e para todos e não uma mera busca pelo cargo. Um líder tem causas em suas cangalhas, tem no coração o firme propósito do bem. Líderes salvaram países da destruição da guerra. Líderes impediram que o ódio racista dominasse o mundo. Líderes impediram a morte pela fome, pela miséria…
Líderes consertaram os estragos feitos pelos políticos.
Quando desejar conhecer um líder, olhe nos olhos de Luther King, Gandhi, Guevara, Madre Teresa, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Nelson Mandela… Procure uma causa justa e lá estará um líder.
Mas se desejar conhecer um político fique tranqüilo. Nesse ano, ele virá até você.