sábado, 20 de abril de 2013

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS - CARICATURA - POR ZEL HUMOR



 MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS 

Este maestro e pianista que emociona multidões com sua maneira de apresentar a música clássica acabou dando uma lição de força e superação para o mundo. Nascido na cidade de São Paulo começou a estudar música ainda criança e com oito anos participou de um concurso para executar obras de Bach e o venceu. Aos 11 anos estudava piano seis horas diariamente e entrou no colégio Liceu Pasteur no qual teve aula com José Kliass que na época era o melhor professor de piano. João sempre foi muito dedicado e queria se tornar um grande intérprete.

Privações e superações

O pianista teve momentos de muita angústia e sofrimento em sua vida quando foi obrigado a para de tocar. A primeira vez foi quando o músico perdeu os movimentos da mão direita em um acidente ocorrido em um jogo de futebol na cidade de Nova York no qual teve o nervo rompido. Após vários tratamentos recuperou-se, porém conforme os anos passaram desenvolveu Contratura de Dupuytre, encurtamento de uma fibra muscular da mão, tendo mais uma vez que parar de tocar. Como não acreditava mais que voltaria a tocar, vendeu todos os seus pianos e começou a treinar lutadores de boxe para tentar esquecer sua paixão. Não resistindo a saudade, retornou aos palcos e reinventou o modo de tocar piano.


Novo golpe

Na Bulgária, em uma de suas apresentações foi assaltado e golpeado na cabeça, perdendo novamente parte do movimento das mãos. Mesmo se esforçando, as dores eram intensas, mas depois de tanto esforço reinventou outra maneira de tocar, mas não com o mesmo desempenho de antes. Em 2004, começou a reger orquestras e teve o privilégio de estrear com a English Chamber Orchestra, umas das maiores do mundo. Com seu problema motor para segurar a batuta e virar páginas de partituras, João começou a memorizar as notas.

Reconhecido como grande músico e exemplo de superação, João Carlos recebeu uma bela homenagem da escola de samba Vai-Vai virando samba-enredo do carnaval 2011 com o nome A Música Venceu, sendo esta a grande campeã do carnaval.


http://www.zun.com.br/joao-carlos-martins-biografia/


PROEDI - INFORMA - EDITAL DE FOMENTO DE CULTURA - CABO FRIO



Secretaria de Cultura divulga e-mail oficial do PROEDI
Agentes culturais podem utilizar o endereço eletrônico para tirar dúvidas sobre o Projeto
 Já está disponível o e-mail "proedi@cabofrio.rj.gov.br" para atender e responder as dúvidas e solicitações de artistas e agentes culturais do município de Cabo Frio.
 O atendimento aos interessados também será feito na sede da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e no Centro Cultural Anderson Giga Byte, no bairro Jardim Esperança. Outro ponto de atendimento é a Biblioteca Municipal do Segundo Distrito de Tamoios, no horário de 9 às 12h e das 14 às 17h.