quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Caricatura e caricaturista - Perguntas mais Frequentes


Caricatura e caricaturista 

Perguntas mais frequentes sobre Caricatura ao Vivo em eventos e Caricatura Online , o que você deve saber para contratar um caricaturista.


1- O que é caricatura ?

Resp : É uma desenho de uma pessoa onde se procura enfatizar e exagerar características marcantes de uma forma cômica e bem humorada.

2- Como atua o caricaturista em um evento ou festa?

Geralmente o caricaturista é um"show men" podendo oferecer um serviço de entretenimento,animando e divertindo enquanto desenha as pessoas presentes no evento.













3- Qual o tempo necessário para se desenhar uma pessoa ?

  Resp.: Cada caricatura leva em média , 3 a 5 minutos para desenhar o rosto de uma pessoa , porém, depende de alguns detalhes com,barba e bigode o tempo do desenho poderá variar entre 5 e 10 minutos para ser concluído.



4- Quantas caricaturas é possível fazer durante um evento?

Resp.: É possível desenhar de 10 a 13 caricaturas num período de 1 hora.Sendo que , uma caricaturista poderá atender de 50 a 60 pessoas num evento com duração de 5 horas.
5-Que tipo de material é usado para fazer uma caricatura ?

O desenho é elaborado em traço preto,o caricaturista usa Papel branco Conson ou Chambril , tamanho "A3" ou "A4" , 210 gramas e caneta marcador Pilot .



6- Que outro tipo de material o caricaturista poderá usar?

Resp.: É possível utilizar outros materiais nas caricaturas coloridas tais como,camisetas , telas , plásticos,papeis especiais , além de outros materiais ;porém , qualquer tipo de material fora do padrão deverá ser previamente testado pelo caricaturista antes do evento.

7- Quem fornece o material utilizado em um evento ?

Resp.: Quando se tratar de material considerado básico ( prancheta , lapiseira,caneta marcador,borracha,papel branco, entre outros itens), neste caso o caricaturista contratado ficará encarregado de trazer seus petrechos necessários para a tarefa . Entretanto, quando se tratar de materiais quenão esteja na lista básica ,estes ficarão por conta do cliente , além do que , será necessário um acordo anterior para análise e preparação do material.









8- A caricatura é feita apenas , em preto e branco ou também colorido?

Resp.:A caricatura poderá ser feita colorida ,entretanto,a maior parte dos clientes prefere preto e branco considerando que desta forma ,mais pessoas poderão ser desenhadas , já que o caricaturista levará o dobro do tempo na elaboração de uma arte em cores.





9- O caricaturista poderá utilizar-se de temas pré-definidos e materiais personalizados ?

Resp.: A escolha do tema da festa ou evento geralmente fica a critério do cliente , podendo, inclusive,escolher o tipo de material que será produzido especialmente para festa,de acordo com a data ou tema pré definido.Num casamento, por exemplo , a lembrança da festa poderá ser o desenho do convidado feito num papel personalizado com a caricatura dos noivos , nomes e data impressos especialmente para o dia. Ou no caso de eventos patrocinados por empresas ,a sugestão é imprimir a logomarca da empresa , no papel.

10- Quais  são os temas e materiais sugeridos ?

Resp.: Qunado os eventos acontecem em datas especiais , Natal,Fim de Ano , dia das crianças , dias do Professor e outros ,sugere-se que o papel contenha a marca característica da  data pré-estabelecida , por exemplo : Papai Noel, Mamãe Noel, Super - Heróis , ou , temas sobre Esportes . Uma boa sugestão seria desenhar somente o corpo de um bonequinho vestido camiseta com logomarca da empresa patrocinadora , imprimi-se , no papel , o desenho que será completado com a caricatura do rosto do convidado.

11-Como é possível fazer um convite de casamento com caricatura?

resp.: Uma ótima sugestão seria elaborar ,num traço bem humorado,a caricatura do casal, ambos vestidos de noivos.Outro forma cômica seria fazer a caricatura do casal aproveitando detalhes e características de ambos , tais como passatempo preferido, time de futebol, profissão de cada um, animalzinho de estimação e etc..

12- existe outras sugestões para um convite de casamento?

resp.: É Possível uma "Charge" do casal.Esse tipo de caricatura é um estilo de ilustração que tem o objetivo de satisfazer o acontecimento.Podendo ser uma cena da noiva arrastando o noivo,a força,para igreja .Outras proposta são as tiras humorísticas ou história em quadrinhos tendo sempre, o casal como personagens.É importante frisar que esse desenho não são depreciativos, tampouco têm a inteção de fazer "chacota" com os personagens . As caricaturas usadas nos convites de casamentos são formas bem-humoradas  de comunicar momentos que é todo especial, tanto para o casal quanto para os convidados.

13-Que tipo de material será necessário para o caso acima ?

Resp.: O material utilizado ficará a critério do cliente , porém, é preciso que escolha seja feita com antecedência para que se possa analisar e preparar o material que dependerá de impressão gráfica.

14-Que estrutura o caricaturista precisa para sua  apresentação?
Resp.: O caricaturista precisa de uma estrutura muito simples . Basta que seja uma ambiente amplo e bem iluminado ,três  cadeiras , sendo uma para o desenhista e duas para os convidados e uma mesa pequena que servirá de apoio para apetrechos do caricaturista.

15- E se o evento for ao ar livre ?

Resp.: Se for durante o dia e ao ar livre é importante que exista uma área coberta podendo ser uma tenda ,a fim de se evitar uma exposição excessiva ao sol.

16-Apenas  um caricaturista dará conta de um evento?

Resp. è importante frisar que o numero de caricaturas dependerá do tipo de evento e do numero de convidados. Quando se tratar  de um evento de grande porte será necessário  mais de um caricaturista e uma pessoa que dará apoio ao artista organizando filas , distribuindo senhas , podendo , inclusive ,fotografar e filmar  enquanto os caricaturistas desenham os participantes . Lembrando que esse apoio poderá existir , ainda que somente um caricaturista seja contratado.

19. Como e onde posso fazer a minha caricatura?
R. Ligue para (22) 99256802 / (22)92737881 e agende um horário com o caricaturista ZEL HUMOR para caricaturas elaboradas online, da mesma forma que nos eventos.



20. É possível fazer minha caricatura pela internet?
R. Essa é a forma chamada virtual onde a pessoa envia um e-mail descrevendo o que pretende no desenho e envia algumas fotos preferencialmente do rosto de cada pessoa a ser caricaturizada, na posição de frente, sorrindo,
separados, juntos, e em pé. É importante que seja no formato “JPEG”. O desenho será entregue ao cliente, no formato digital (JPEG, com 300 dpi) , sendo que, poderá ser utilizado em convites, lembranças, pôsters, e-mails etc. O pagamento do serviço poderá ser feito através de transferência ou depósito bancário.


21. Como posso encontrar os caricaturistas?
R.  O caricaturista  ZEL HUMOR poderá ser encontrado nos seguintes endereços eletrônicos: E-mail - zelhumor@gmail.com ouz.el.souza@hotmail.com
Blog : www.zelhumortotal.blogspot.com / www.zelhumor.com.br