quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O PATRONO DA ACLAC - CECÍLIO BARROS PESSOA - CARICATURA




                                                    O patrono Cecílio Barros Pessoa
em caricatura feita
pelo acadêmico Zel Humor.
 O patrono Cecílio Barros Pessoa
em desenho feito
pelo acadêmico Zel Humor.

http://aclacademiacabista.blogspot.com/2012/02/o-patrono-cecilio-barros-pessoa-por-zel.html


SAULO CARVALHO - ARTISTA - CAMPOS DOS GOYTACAZES

 Saulo carvalho e morador de Campos de Goytacazes – Travessão da Barra. Artista Plástico autodidata e especialista em instrumentos “Bolivianos” como ele define e também a Zamponha *, além de tocar os instrumentos ele confecciona. Ele fez a sua apresentação na Casa do Artesão mostrando o seu talento - contatos para eventos -(22)98312815 /(22)98722514.






Saulo  me presenteou com umas de suas obras e  me retribuição fiz  a caricatura do artista.


Zamponha*


A Zamponha, também conhecida como Flauta de Pã, é um instrumento musical de sopro. De origem andina, é constituído por um conjunto de tubos fechados numa extremidade, ligados uns aos outros em feixe ou lado a lado. Como não têm bocal, os tubos são soprados com os lábios tangenciando as extremidades superiores. 

A comunidade Aimará (povo estabelecido desde a época pré-colombiana no sul do Peru, na Bolívia, na Argentina e no Chile) a chama de siku. Sikuri é o termo usado nas comunidades bolivianas para denominar o tocar de siku. Comumente, o instrumento é tocado em par: toca-se uma parte e alterna-se a escala com a outra parte, em conjunto. Essas partes são denominadas masculino e feminino. Uma se chama ira (a que guia) e a outra se chama arka (a que acompanha). 
 
As zamponhas variam de tamanho, notas e tipos de canas, dependendo de onde são fabricadas. No Equador, por exemplo, existe um instrumento bastante semelhante à zamponha chamado de rondador. Trata-se de uma flauta com 20 a 40 canas bem finas e enfileiradas. O instrumento é muito utilizado em danças folclóricas e populares. A zamponha também recebeu a nomenclatura flauta de pã, em associação ao deus grego Pã.
 
 
A Lenda de Pã
 
Pã é o guarda dos rebanhos, os quais têm por missão fazer multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protetor dos pastores, veio ao mundo com chifres e pernas de bode. Pã é filho de Mercúrio e da ninfa Dríope.

Num certo dia, ao percorrer o Monte Liceu, encontrou a ninfa Siringe. Siringe jamais quisera receber homenagens das divindades,  e só tinha uma única paixão: a caça. Pã aproximou-se de Siringe, dizendo-lhe: "Cedei, formosa ninfa, aos desejos de um deus que pretende tornar-se vosso esposo”. 

Pã queria falar mais. Mas Siringe, pouco sensível àquelas palavras, correu desesperadamente. Ao chegar perto do Rio Ladon, seu pai, ao vê-la quase detida, rogou às ninfas, suas irmãs, que a acudissem. Pã, prestes a capturá-la, tentou nesse instante abraçá-la, mas em vez de uma ninfa, só abraçou caniços. Suspirou e os caniços agitados emitiram um som doce e queixoso. O deus, comovido com o que acabava de ouvir, pegou alguns caniços de tamanho desigual e, unindo-os com cera, formou a espécie de instrumento que chamou de Siringe e que constitui a flauta de sete tubos, hoje conhecida como a flauta de Pã.



CASA DO ARTESÃO - CAMPOS DOS GOYTACAZES - FAROL DE SÃO TOMÉ

A CASA DO ARTESÃO – Campos dos Goytacazes , faz parte de uma série de ações que visa promover o desenvolvimento sustentável de um setor que gera emprego , renda além de atrair o turismo. Logo no inicio de atual governo de Campos ,foi realizado o programa de artesanato denominado Feira Mãos de Campos , dando destaque e elevando a autoestima dos artesões. No ano seguinte foi promovida a Primeira Feira Regional do Artesanato, aonde foi mostrado o potencial da cultura artesanal regional. Na segunda edição da feira regional , foi consolidado o projeto que hoje já é considerado a maior da região. Dentro da programação do Verão da Família 2012, a prefeitura de Campos dos Goytacazes inicia o projeto CASA DO ARTESÃO na praia do Farol de São Tomé. Estarão presentes os seguimentos ligados a cultura do artesanato do município , além de outros municípios convidados como Macaé, Nova Friburgo, Natividade, Santa Maria Madalena, Cabo Frio, dentre outros
     
           A CASA DO ARTESÃO VAI FUNCIONAR ATE DIA 16/02. NOS FINAIS DE SEMANA TERÁ APRESENTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO A PARTIR DAS 19 HORAS. 
NO DIA 11 ÁS 17 HORAS TERÁ UM DESFILE DE MODA ARTESANAL.



Sua Cidade
http://suacidade.org/campos-dos-goytacazes/diversidade-marca-os-primeiros-dias-da-casa-do-artesao

Campos dos Goytacazes: Diversidade marca os primeiros dias da Casa do Artesão


"Outra atração da Casa é o caricaturista Zel Humor, de CaboFrio, que se apresenta em Campos pela terceira vez. Desde 1994, ele faz chargespara jornais e participa de eventos deste tipo, desde 2008, fazendo retratoscaricatos do público. “Este é o segundo evento aberto que participo em Campos e a aceitação tem sido boa”, disse o artista, que já mostrou sua arte em Cabo Frio, Campos, Búzios e Macaé, além da Romênia, onde recentemente teve trabalhos expostos."






Várias atrações na Casa do Artesão no Farol

Por Ruan Barros (Estagiário)
O grupo Forró Didoido animou a Casa do Artesão na praia do Farol de São Tomé, que está sendo gerenciada pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Vários artesãos de Campos estão apresentando seus produtos no espaço, com a participação dos integrantes da Feira Mãos de Campos, Economia Solidária, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Sebrae e da Casa de Cultura José Candido de Carvalho, em Goitacazes.  Além disso, artesãos de cidades como Natividade, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Cabo Frio e Macaé.


                                          PAULO, EDSON PAULO ( EQUIPE REALIZAÇÕES E EVENTOS)
ZEL , PAULO E EDSON 
CASA DO ARTESÃO SUCESSO TOTAL.




- A Ultima feira de artesanato que eu participei em Campos foi um sucesso e desta vez não será diferente. A prefeitura está oferecendo esse espaço, o que valoriza o profissional da cultura e essa exposição ajuda na geração da renda, o mais importante é a receptividade das pessoas e a fomentação da cultura por parte do poder público. A diversidade de programação tem ajudado no movimento da casa – disse o caricaturista José Luiz conhecido como
ZEL do Humor, morador de Cabo Frio.

Na oportunidade,
ZEL fez a caricatura do pequeno Luiz Fernando, de 9 anos, que estava acompanhado da mãe, analista de sistemas, Fernanda Souza. “Já observei diversas coisas criativas e aproveitei para fazer a caricatura do meu filho. Aqui tem uma programação realmente voltada para a família”, finaliza.