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domingo, 30 de dezembro de 2012

Chargista brasileiro responde ao ranking dos "10 maiores antissemitas" do mundo


Chargista brasileiro responde ao ranking dos "10 maiores antissemitas" do mundo

O colaborador Carlos Latuff está em lista da organização Simon Wiesenthal pelas críticas feitas ao governo israelense.

O cartunista brasileiro e colaborador do Opera Mundi Carlos Latuff respondeu também por meio de uma charge ao ranking dos “10 maiores antissemitas” ao redor do mundo feito pela organização Simon Wiesenthal e divulgado nesta quinta-feira (27/12). Latuff aparece na terceira posição na lista de 2012 por conta de suas charges críticas à operação Pilar Defensivo, mais recente investida militar israelense na Faixa de Gaza.

Conhecido internacionalmente por suas charges, o artista se aproximou da luta palestina no final dos anos 1990, quando viajou ao país e, desde então, imprime críticas à política israelense. No ranking, Latuff aparece depois da Irmandade Muçulmana do Egito e do líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad, e à frente de torcidas organizadas e partidos políticos neonazistas.


Ele criticou a lista feita pela organização. "Crítica ou mesmo ataque a entidade política chamada Israel não é ódio aos judeus porque o governo israelense não representa o povo judeu, assim como nenhum governo representa a totalidade de seu povo”, escreveu.
Fonte : http://professordoc.blogspot.com.br/
Origingem: Opera Mundi

Veja mais : http://professordoc.blogspot.com.br/2012/12/caso-latuff-inversao-ideologica-como.html

Comentário : Sou fã de Carlos Latuff , uns dos maiores cartunistas da atualidade pelo tamanho das gargas em seu trabalho e também pelo traço genial , Latuff tem a coragem de enfrentar os poderosos despindo a imundice do poder da melhor forma que o humor gráfico pode expressar

sábado, 29 de dezembro de 2012

DIAGNÓSTICO DA CULTURA

FONTE : http://bethmichel.com.br/

A comissão multi disciplinar de transição que vai assumir a Sec. de Cultura a partir do dia 2 de janeiro é composta por seis pessoas , a saber:
José Facury Heluy ( Secretário) ; Elizabeth Fortes Michel ( Sub Secretária); James Jefferson Santos (Chefe de Gabinete) ; e os superintendentes: Ivan Cruz Vasconcellos Filho, Yuri Vasconcellos e Bira do Kô.
Esta comissão escolhida pelo Prefeito vem trabalhando desde a diplomação com a missão de fazer um minucioso exame das estruturas físicas e funcionais (material humano) a cargo da Secretaria, e em um segundo momento serão examinados um por um todos os processos de entidades subvencionadas pela Secretaria e contratos com prestadoras de serviço. Até decisão do Prefeito em contrário não será feita nenhuma contratação (leia-se portarias) de novos servidores além dos supra citados.
Aí vai um diagnóstico preliminar resumido  do que encontramos até este momento, que divulgo em prol da transparência requerida no manejo da coisa pública:
Relação tranqüila e parcialmente transparente com o Secretário de Cultura (2009-2012) e assessores onde foram pedidos inventários dos bens móveis, artísticos e técnicos a cada um dos 7 (sete) espaços culturais públicos. Também foram solicitadas e entregues as planilhas de espaços que recebem receitas de taxas e ingressos.Diagnosticamos:

Estruturas Físicas

  • Sede da Secretaria de Cultura
Prédio de dois andares da ProLagos, no Itajuru, onde a Secretaria de Meio Ambiente ocupa toda a parte de baixo e mais dois terços da área superior, restando apenas um terço para a Secretaria de Cultura, e mais o gabinete localizado no mesmo andar.
  • Museu Zé de Dome (Cháritas)
Precisa de revisão e reparos em todo o telhado, pois há vazamentos nas calhas frontais e traseiras do museu. O seu acervo artístico, incluindo as obras do artista que dá nome a casa, está acondicionado em um lugar ainda insalubre e necessitando de restauração. O museu precisa de um museólogo em seu quadro, para responder pelas questões técnicas que escapam do improviso. Um sistema de ar condicionado precisa também ser instalado ali.
  • Espaço Cultural da Praia do Forte
Completamente abandonado com fios desencapados e expostos ao perigo, colunas escoradas com emendas, telhados quebrados e fragilidade total no acondicionamento às obras e à segurança dos artistas que lá expõem. Por ter sido para nós, o pior dos espaços físicos encontrados, intuímos que aquilo tudo precisaria ser demolido para ser alçado um outro projeto que contemple a tradição e a importância do lugar.
  • Teatro Municipal Iná Mureb
O sistema de ar condicionado está funcionando precariamente, os banheiros do público e dos artistas com problemas de válvulas na descarga. E, o mais grave, o seu acervo iluminotécnico completamente sucateado necessita de reparos e compra de lâmpadas refletoras, no caso desse aparato técnico, continuar sendo gerido pelo poder público. Nesse quesito, ali vimos um estado de terra arrasada. Não existe também equipamento de som no espaço. Como objetivo para sanar isso, vamos sugerir a contratação de um iluminador e a terceirização por licitação do equipamento de som e luz do espaço, incluindo e complementando o ato licitatório com os equipamentos que lá estão em processo de oxidação. A ampliação do espaço virá depois…
  • Morada do Samba
O último vendaval quebrou praticamente todas as venezianas dos barracões que se encontram voltadas ao sudoeste e também quebrou telhas, deixando verter, desde que chova, grande quantidade de água para dentro dos mesmos. A instalação hidráulica da bomba foi arrebentada por vândalos, assim como o material de incêndio etc… Temos para este espaço, um projeto de cedermos dois barracões para uma escola de circo, teatro, artesanato, escultura e música.
  • Biblioteca Municipal
Impossível aquele acervo todo permanecer ali. Livros estão amontoados nos cantos por falta de espaço e o próprio prédio com várias goteiras e vazamentos não oferece nenhuma segurança pela fragilidade do acervo ali contido. Sugerimos a contratação valorizada de uma bibliotecária, já que a que lá está alocada recebe um cargo comissionado muito baixo não condizente com a sua formação superior. Sugerimos a mudança urgente do espaço da biblioteca, fazendo do prédio, após breve reforma, a sede da Secretaria de Cultura.
  • Espaço Giga Byte (Jardim Esperança)
-Espaço em bom estado que funciona no prédio da Sub Prefeitura do bairro
  • Espaço Chico Tapibuia (Tamoios)
-Espaço em bom estado que funciona no ginásio poli esportivo distrito
  • Forte São Matheus
-Precisa de reparos e pintura, pois temos uma idéia de transformá-lo em um pequeno museu com fotos e peças das armas do Brasil colonial, pois os canhões ali alocados sugerem essa utilização.

Recursos Humanos

Existem na folha da Secretaria 61 (sessenta e um) funcionários concursados sendo que 40 ( quarenta) estão inativos e ou sem função, e mais 86 (oitenta e seis) com portarias que não serão renovadas, nem repostas até segunda ordem direta do Prefeito ( favor não insistir).  Os 61 funcionários concursados estão assim distribuídos pelos setores  acima.
  • Gabinete do Secretário (Sede da Secretaria)- 12 ( 7 ativos e 5 inativos) + 12 portarias
  • Museu José de Dome (Charitas) – 14 ( 3 ativos e 11 inativos) + 1 portaria
  • Espaço Cultural da Praia do Forte – 4 (todos inativos) + 4 portarias
  • Teatro Municipal Iná Mureb – 6 ( 3 ativos e 3 inativos) + 10 portarias
  • Morada do Samba – 4 ( 2 ativos e 2 inativos) + 9 portarias
  • Biblioteca Walter Nogueira – 16 ( 6 ativos e 10 inativos ) + 2 portarias
  • Forte São Matheus – 1 ( emprestado à Secretaria de Turismo)
  • Local indeterminado e não sabido- 5 (inativos) + 58 portarias
TOTAL da Folha do RH: 157 (cento e cinqüenta e sete)
Comentário diante deste quadro:
“VAI SER PRECISO MUITA CRIATIVIDADE E MULTIPLICAÇÃO DESSE MINGUADO PÃO PARA SAIRMOS DESSE ESTADO DE TERRA SEMI ARRASADA”(sic) – José Facury Heluy

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Caricatura e caricaturista - Perguntas mais Frequentes


Caricatura e caricaturista 

Perguntas mais frequentes sobre Caricatura ao Vivo em eventos e Caricatura Online , o que você deve saber para contratar um caricaturista.


1- O que é caricatura ?

Resp : É uma desenho de uma pessoa onde se procura enfatizar e exagerar características marcantes de uma forma cômica e bem humorada.

2- Como atua o caricaturista em um evento ou festa?

Geralmente o caricaturista é um"show men" podendo oferecer um serviço de entretenimento,animando e divertindo enquanto desenha as pessoas presentes no evento.













3- Qual o tempo necessário para se desenhar uma pessoa ?

  Resp.: Cada caricatura leva em média , 3 a 5 minutos para desenhar o rosto de uma pessoa , porém, depende de alguns detalhes com,barba e bigode o tempo do desenho poderá variar entre 5 e 10 minutos para ser concluído.



4- Quantas caricaturas é possível fazer durante um evento?

Resp.: É possível desenhar de 10 a 13 caricaturas num período de 1 hora.Sendo que , uma caricaturista poderá atender de 50 a 60 pessoas num evento com duração de 5 horas.
5-Que tipo de material é usado para fazer uma caricatura ?

O desenho é elaborado em traço preto,o caricaturista usa Papel branco Conson ou Chambril , tamanho "A3" ou "A4" , 210 gramas e caneta marcador Pilot .



6- Que outro tipo de material o caricaturista poderá usar?

Resp.: É possível utilizar outros materiais nas caricaturas coloridas tais como,camisetas , telas , plásticos,papeis especiais , além de outros materiais ;porém , qualquer tipo de material fora do padrão deverá ser previamente testado pelo caricaturista antes do evento.

7- Quem fornece o material utilizado em um evento ?

Resp.: Quando se tratar de material considerado básico ( prancheta , lapiseira,caneta marcador,borracha,papel branco, entre outros itens), neste caso o caricaturista contratado ficará encarregado de trazer seus petrechos necessários para a tarefa . Entretanto, quando se tratar de materiais quenão esteja na lista básica ,estes ficarão por conta do cliente , além do que , será necessário um acordo anterior para análise e preparação do material.









8- A caricatura é feita apenas , em preto e branco ou também colorido?

Resp.:A caricatura poderá ser feita colorida ,entretanto,a maior parte dos clientes prefere preto e branco considerando que desta forma ,mais pessoas poderão ser desenhadas , já que o caricaturista levará o dobro do tempo na elaboração de uma arte em cores.





9- O caricaturista poderá utilizar-se de temas pré-definidos e materiais personalizados ?

Resp.: A escolha do tema da festa ou evento geralmente fica a critério do cliente , podendo, inclusive,escolher o tipo de material que será produzido especialmente para festa,de acordo com a data ou tema pré definido.Num casamento, por exemplo , a lembrança da festa poderá ser o desenho do convidado feito num papel personalizado com a caricatura dos noivos , nomes e data impressos especialmente para o dia. Ou no caso de eventos patrocinados por empresas ,a sugestão é imprimir a logomarca da empresa , no papel.

10- Quais  são os temas e materiais sugeridos ?

Resp.: Qunado os eventos acontecem em datas especiais , Natal,Fim de Ano , dia das crianças , dias do Professor e outros ,sugere-se que o papel contenha a marca característica da  data pré-estabelecida , por exemplo : Papai Noel, Mamãe Noel, Super - Heróis , ou , temas sobre Esportes . Uma boa sugestão seria desenhar somente o corpo de um bonequinho vestido camiseta com logomarca da empresa patrocinadora , imprimi-se , no papel , o desenho que será completado com a caricatura do rosto do convidado.

11-Como é possível fazer um convite de casamento com caricatura?

resp.: Uma ótima sugestão seria elaborar ,num traço bem humorado,a caricatura do casal, ambos vestidos de noivos.Outro forma cômica seria fazer a caricatura do casal aproveitando detalhes e características de ambos , tais como passatempo preferido, time de futebol, profissão de cada um, animalzinho de estimação e etc..

12- existe outras sugestões para um convite de casamento?

resp.: É Possível uma "Charge" do casal.Esse tipo de caricatura é um estilo de ilustração que tem o objetivo de satisfazer o acontecimento.Podendo ser uma cena da noiva arrastando o noivo,a força,para igreja .Outras proposta são as tiras humorísticas ou história em quadrinhos tendo sempre, o casal como personagens.É importante frisar que esse desenho não são depreciativos, tampouco têm a inteção de fazer "chacota" com os personagens . As caricaturas usadas nos convites de casamentos são formas bem-humoradas  de comunicar momentos que é todo especial, tanto para o casal quanto para os convidados.

13-Que tipo de material será necessário para o caso acima ?

Resp.: O material utilizado ficará a critério do cliente , porém, é preciso que escolha seja feita com antecedência para que se possa analisar e preparar o material que dependerá de impressão gráfica.

14-Que estrutura o caricaturista precisa para sua  apresentação?
Resp.: O caricaturista precisa de uma estrutura muito simples . Basta que seja uma ambiente amplo e bem iluminado ,três  cadeiras , sendo uma para o desenhista e duas para os convidados e uma mesa pequena que servirá de apoio para apetrechos do caricaturista.

15- E se o evento for ao ar livre ?

Resp.: Se for durante o dia e ao ar livre é importante que exista uma área coberta podendo ser uma tenda ,a fim de se evitar uma exposição excessiva ao sol.

16-Apenas  um caricaturista dará conta de um evento?

Resp. è importante frisar que o numero de caricaturas dependerá do tipo de evento e do numero de convidados. Quando se tratar  de um evento de grande porte será necessário  mais de um caricaturista e uma pessoa que dará apoio ao artista organizando filas , distribuindo senhas , podendo , inclusive ,fotografar e filmar  enquanto os caricaturistas desenham os participantes . Lembrando que esse apoio poderá existir , ainda que somente um caricaturista seja contratado.

19. Como e onde posso fazer a minha caricatura?
R. Ligue para (22) 99256802 / (22)92737881 e agende um horário com o caricaturista ZEL HUMOR para caricaturas elaboradas online, da mesma forma que nos eventos.



20. É possível fazer minha caricatura pela internet?
R. Essa é a forma chamada virtual onde a pessoa envia um e-mail descrevendo o que pretende no desenho e envia algumas fotos preferencialmente do rosto de cada pessoa a ser caricaturizada, na posição de frente, sorrindo,
separados, juntos, e em pé. É importante que seja no formato “JPEG”. O desenho será entregue ao cliente, no formato digital (JPEG, com 300 dpi) , sendo que, poderá ser utilizado em convites, lembranças, pôsters, e-mails etc. O pagamento do serviço poderá ser feito através de transferência ou depósito bancário.


21. Como posso encontrar os caricaturistas?
R.  O caricaturista  ZEL HUMOR poderá ser encontrado nos seguintes endereços eletrônicos: E-mail - zelhumor@gmail.com ouz.el.souza@hotmail.com
Blog : www.zelhumortotal.blogspot.com / www.zelhumor.com.br

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LUIZ GONZAGA 100 ANOS - 13 DE NOVEMBRO - REI DO BAIÃO


Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...


FONTE : http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VIIº CONCURSO POESIARTE DE POESIA


VIIº CONCURSO POESIARTE DE POESIA


VIIº CONCURSO POESIARTE DE POESIA

REGULAMENTO

1.Participantes:

Poderão participar do concurso moradores do município de Cabo Frio e demais municípios do Brasil.

1.1. A idade mínima para participação do concurso é de 10 anos de idade.

1.2. Serão aceitas inscrições internacionais, sendo que os poemas inscritos sejam escritos em língua portuguesa.


2. Período de inscrição:

2.1. Início: 07 de dezembro de 2012.
Término: 07 de janeiro de 2013.

2.2. Os trabalhos deverão ser entregues para:

Acadêmico Rodrigo Octavio Pereira de Andrade.
Endereço:
Rua Jorge Lóssio, n°1478.
Bairro Vila Nova.
Cidade: Cabo Frio/RJ.
CEP. : 28907-015.

2.3. As inscrições serão aceitas até o dia 07 de janeiro de 2013 ou enviadas por Correio até a mesma data, valendo o carimbo postal como comprovante do prazo.

2.4.  As inscrições poderão ser feita via e-mail. Enviar até a da limite para: 


3. Modalidade:

3.1- Poesia – 1 (uma) por concorrente, com o máximo de 3 (três) laudas (folhas).

4. Tema: ÁRVORE DA VIDA.

4.1. O objetivo do tema é estimular a criatividade dos participantes, levando-os a uma reflexão sobre a vida e o meio ambiente.

"Toda árvore ganha beleza quando tocada pelo sol."

(Rumi)

5. Textos:

5.1. Deverão ser escritos em língua portuguesa, digitados em papel branco A4, de um só lado da folha em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, em 5 (cinco) vias(cópias).

5.2. Não serão aceitos trabalhos manuscritos. (ver item 3.1)

5.3. Os trabalhos deverão ser inéditos, isto é, ainda não publicados em nenhum meio de comunicação ou em livro e principalmente por sites ou blogs na internet.

5.4. Os textos deverão conter exclusivamente o título da obra e o pseudônimo do autor.

5.5. Os pseudônimos não deverão guardar qualquer semelhança com o nome, apelido ou outro fator de identificação do concorrente, pois se houver o inscrito será eliminado.

6. Apresentação dos trabalhos – Envelope e Via Email.

6.1. Os trabalhos deverão ser enviados dentro de um envelope endereçado da seguinte maneira:

VII° CONCURSO POESIARTE DE POESIA
Para: Acadêmico Rodrigo Octavio Pereira de Andrade.
Endereço:
Rua Jorge Lóssio, n°1478.
Bairro Vila Nova.
Cidade: Cabo Frio/RJ.
CEP. : 28907-015.
No remetente deverá vir escrito o nome do autor e o endereço.

6.2. O pseudônimo não poderá vir escrito no exterior do envelope.

6.3. Todas as folhas dos trabalhos deverão conter apenas o pseudônimo no rodapé, sem assinatura ou qualquer tipo de identificação.

6.4. A ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada deverá vir dentro do envelope.

Modelo de ficha de inscrição:

Nome completo:

Cidade de origem:

Data de nascimento:

Cidade que representa:

Atividade: (Profissão).

Título do poema:

Pseudônimo:

Site ou blog:

Email:

Uma foto, pois o primeiro colocado terá uma caricatura feita pelo grande chargista e caricaturista Zel Humor. Se for via email, envie a foto digitalizada.

6.5. Não haverá devolução dos trabalhos recebidos.

6.6. Os trabalhos que não obedecerem às regras estipuladas serão automaticamente desclassificados.

6.7. Os poemas enviados por via email deverão estar em documento Word, seguindo as especificações do item 5.1.

7. Julgamento:

7.1. O corpo de jurados será formado por profissionais da área, altamente qualificados e designados pela Comissão Organizadora do Concurso, que serão conhecidos e apresentados brevemente no blog:


7.2. As decisões do júri são soberanas e irrecorríveis.

7.3. Serão ainda critérios para julgamento:

7.4. Demonstrar conhecimento da linguagem. Seguindo os seguintes itens: conotação (figuras de linguagem), intertextualidade, ritmo, vocabulário e criatividade.

7.5. Manter o texto dentro das dimensões propostas no Regulamento.

7.6. Não serão aceitos temas pornográficos, preconceitos de cor, raça, religião e etc. Desta forma, a poesia será imediatamente vetada.

7.7. A comissão organizadora decidirá sobre as omissões deste regulamento, depois de ouvida a opinião do júri.

8. Divulgação dos resultados:

A divulgação dos poemas inscritos com os seus pseudônimos será feitas através do blog do concurso, que também divulgarão o resultado final do mesmo nos seguintes links:





9. Premiação:

9.1. O primeiro colocado receberá um diploma, o livro SOBRE AS ONDAS de Celise Reis, medalha de ouro e uma caricatura do Mestre Zel Humor .

9.2. O segundo colocado receberá um diploma de, o livro ATALHO PARA O BANQUETE de Carmen Cardin e medalha de prata.

9.3. . O terceiro receberá um diploma, o livro ATALHO PARA O BANQUETE de Carmen Cardin e medalha de bronze.

Obs.: Caso no decorrer do concurso a comissão organizadora possa adquirir patrocínios os prêmios serão mais pomposos com a realidade do concurso.

9.4. O júri poderá indicar ainda duas menções honrosas, que receberão certificados.

9.5. Em nenhum dos níveis de premiação será permitido o empate.

10. Disposições Gerais:

10.1. O PROJETO POESIARTE se reserva no direito de publicar poemas, vencedores ou não, em livros, ficando explícito que o ato de inscrição através da ficha implica em autorização para publicação.

Cabo Frio,  06 de dezembro de 2012.

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)
Coordenador do Concurso POESIARTE.