sexta-feira, 3 de junho de 2011

2º dia da Exposição do Projeto Arte Solidária Caxiense


"Projeto Arte Solidária Caxiense ",de Claudio da Silva Batista  agora é INTERNACIONAL !!!!!



A madrinha do projeto Dyandréia Portugal foi a Paris divulgar o Projeto, confira as fotos deste momento histórico para Duque de Caxias.


1000 kilos de alimentos arrecadados no 2º dia da Exposição do Projeto Arte Solidária Caxiense.
Veja as fotos:








Parabéns para Dyandréa Portugal e para Carlos da Silva Batista pelo belo trabalho pela cultural de nosso país.

Cabo Frio sediará Encontro sobre Bullying e Homofobia nas escolas

Cabo Frio sediará Encontro sobre Bullying e Homofobia nas escolas




Evento acontece na próxima 4ª feira (08/jun) no Teatro Municipal.
A Coordenação de Diversidade nas Escolas da Rede LGBT do Interior Fluminense vai realizar, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Coordenadoria da Diversidade), Superintendência da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e do Projeto Diversidade nas Escolas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 1º Seminário de Combate ao Bullying e à Homofobia nas Escolas da Baixada Litorânea.
O Seminário pretende discutir o tema entre os Movimentos Sociais, Associações, Educadores, Secretarias Municipais de Educação, Universitários, pais , alunos e Conselhos Tutelares dos 9 Municípios da Região de Rio das Ostras à Saquarema.
O Encontro acontecerá no Dia 08/junho (4ª Feira) no Teatro Municipal de Cabo Frio e contará em dois momentos específicos. Na parte da manhã (9:00 h) é a vez dos alunos do ensino médio (acima de 14 anos). O Coordenador do Projeto Diversidade nas Escolas Alexandre Bortolini irá propor um bate-papo com os jovens destacando as conseqüências do Bullying na rotina dos adolescentes. O Projeto Diversidade na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Essa é a quinta vez que Alexandre trás sua oficina à Cabo Frio.
Na parte da tarde (14:00 h) haverá uma mesa com a participação de representantes de diferentes segmentos. O Presidente da Rede LGBT do Interior Fluminense – Cláudio Lemos, a Coordenadora da Diversidade da SEEDUC – Rita de Cássia Rodrigues da Silva, a Superintendente da Igualdade Racial de Cabo Frio – Margareth Ferreira, a Vice Presidente da ASTRARIO – Marjorie Machi, além de Psicólogos e Assistentes Sociais. Para esse momento foram convidados também representantes da APAE e da Escola de Libras Rosa Castanho.
Ao Menos 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental já sofreram maus-tratos. Segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Plan Brasil, 1.477 dos 5.168 estudantes entrevistados sofreram algum tipo de agressão em 2009.
Quando os maus-tratos ocorrem mais de três vezes no mesmo ano, está caracterizada a prática do bullying, de acordo com a metodologia da pesquisa. O termo designa todo o tipo de atitudes agressivas, verbais ou físicas, praticadas repetidamente por um ou mais estudantes contra outro aluno. Estiveram envolvidos em bullying 17% dos estudantes, como agressores ou vítimas. A criança ou o adolescente vitimizado passa a ter alterações no humor, ficando agressivo ou muito quieto, evita sair de casa, demonstra ansiedade excessiva e não se dedica aos estudos como antes, chegando muitas vezes a evadir da escola para evitar a rotina de perseguição.
* O objetivo principal do Encontro é buscar soluções, conscientizando os profissionais, alunos e pais da necessidade de combater essa prática dentro das escolas.
• O Encontro oferecerá Certificado aos interessados, qualquer pessoa poderá participar, basta chegar ao Teatro e se inscrever a partir das 8:30 h (manhã) e 13:30 h (tarde).