terça-feira, 21 de junho de 2011

MEMÓRIARTE - AS ANTOLOGIAS DA REGIÃO DOS LAGOS

MEMÓRIARTE



*Hoje vamos falar das antologias da Região dos Lagos. A primeira Antologia foi feita pela Academia Cabo-friense de Letras em 1997 com nome de "Antologia Literária Cabofriense" sem hífen. Coisas da vida! Nela estão os imortais da Academia Cabo-friense de Letras da cidade de Cabo Frio/RJ, vultos como: Hilton Massa, Victorino Carriço, Célio Mendes Guimarães, José Casimiro, Professor Renato Azevedo e muitos outros.







*Em 1999 nasceu a segunda antologia da Região dos Lagos de título "Antologia Literária da Terra Cabofriense", organizada pelos escritores Dom Alvaro Francisco Lopes da Rosa e Affonso Santa Rosa com pesquisa do acadêmico Carlos Alberto Sousa.


Nesta antologia temos escritores e poetas de Cabo Frio/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ e Arraial do Cabo/RJ.


Nela temos grandes vultos da cultura regional como: Alair Corrêa, Cardoso da Fonseca, Tonga, Célio Mendes Guimarães, José Henrique, Meri Damaceno, Silvana Lima, Tânia Arrabal, Torreano, Victorino Carriço, Valcir Rodrigues, Ana Pessoa (sobrinha-neta do patrono da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ, Cecílio Barros Pessoa) e muitos outros.

















*Capa da Antologia Literária da Terra Cabofriense.





*Professor Affonso Santa Rosa um dos organizadores.













*Dom Alvaro Rosa um dos organizadores.













*Carlos Alberto Sousa o pesquisador da antologia.




*No século XXI nasce a primeira Antologia da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ com título "Antologia Lítero-Cabista", que foi lançada em 2009. A antologia teve como organizadores os acadêmicos Carlos Alberto Sousa (presidente de honra da entidade) e Adão Antunes de Castro (presidente da entidade neste período) e a orelha feita pelo acadêmico Rodrigo Octavio Pereira de Andrade. Nela consta grandes vultos da Região dos Lagos como: Reinaldo Fialho, Sotero T. Souza, José Henrique e outros que marcam a história de Arraial do Cabo e da região.













*Capa da Antologia Lítero-Cabista.













*Acadêmico Carlos Alberto Sousa


um dos coordenadores da antologia.













*Acadêmico Adão Antunes de Castro


um dos organizadores da antologia.









*Em 2007 o poeta Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta) é o primeiro cabo-friense a participar da Antologia Delicatta de São Paulo/SP, organizada pela produtora cultural e poetisa Luiza Moreira.


*Rodrigo Poeta o primeiro cabo-friense


na Delicatta e o único


por dois anos consecutivos nas coletâneas


da Associação dos Escritores dos Municípios


da Grande Florianópolis/SC.

















*Capa da Antologia Delicatta II.


*Em 2009 e 2010, o poeta Rodrigo Octavio Pereira de Andrade se torna o único poeta do Estado do Rio de Janeiro a participar dois anos consecutivamente das coletâneas da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis/SC. Em 2009 na coletânea intitulada "Alvorada de Inverno" e em 2010 na coletânea intitulada "Tijuca de todos os encantos".







*Capa da coletânea "Alvora de Inverno".









*Capa da coletânea "Tijucas de todos os encantos".


*Em 2011 nasce da ousadia de três artistas plásticos a antologia intitulada "Essências" . A primeira antologia da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos. A primeira antologia feita por artistas plásticos da região. Ela teve como organizadores os acadêmicos: Cassia Fouraux, Carlos Ribeiro e Carlos Alberto Fouraux (presidente da ALeART). É uma antologia diferente, pois nela tem a participação de escritores da região como de outros estados brasileiros. Destacam-se nela nomes como: Carlos Alberto Sousa, Jorge Luiz Vargas (DF), Nice Ventura, Izabelle Valladares, Roldão Aires (SP), Sione Rocha, Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta) e muitos outros.









*Capa da antologia "Essências".













*Acadêmico Carlos Alberto Fouraux


um dos organizadores da antologia.













*Acadêmico Carlos Ribeiro


um dos organizadores da antologia.













*Acadêmico Cassia Fouraux


um dos organizadores da antologia.


*Em resumo a tudo isso, nota-se a força da Região dos Lagos como grande celeiro de escritores no Brasil.


Essa é uma pequena mostra que a união entre os artistas podem contribuir muito para sociedade e para história de uma nação.




-Pesquisa feita pelo acadêmico Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta).