segunda-feira, 10 de junho de 2013

Obras de arte saindo do forno - Espaço Cultural de Cabo Frio apresenta artistas produzindo e vendendo



Obras de arte saindo do forno
Espaço Cultural de Cabo Frio apresenta artistas produzindo e vendendo

O Espaço Cultural de Cabo Frio, situado ao lado do Colégio Miguel Couto na Praia do Forte, é um dos poucos lugares onde, além da exposição e venda de obras de arte, é possível observar seus autores em pleno processo de confecção das mesmas.

A Diretora do Espaço, Nininha Dantas, destaca esta possibilidade:

- É praticamente um grande atelier aberto ao público - afirma, entusiasmada.


E seu entusiasmo se transforma em orgulho ao exibir o grande mural feito pelo pintor Torres do Cabo, falecido em 2011, que está situado bem na entrada ao lado do Colégio Miguel Couto:

- Estamos agindo no sentido de darmos á este espaço o nome de “Torres do Cabo”, uma homenagem mais do que justa ao pintor que retratou a cidade como uma crônica, além de ter sido uma das pessoas mais queridas de Cabo Frio - ressalta ela.

Vários artistas do Espaço são conhecidos do grande público, outros possuem um círculo de admiradores mais restrito e, algumas vezes, seleto. Dentre os que lá estão, figuram nomes como o de Reinaldo Caó, pintor, e que dirige o projeto “Domingo com arte”, no bairro Tangará.

Além dele, podemos encontrar Luis Costa – o autor das grandes esculturas ao lado do Teatro Municipal. Vale dar uma espiada no Box de Júlio Pardelhos, um pintor que também produz diversas peças em estilo japonês – biombos, entre outros objetos. Igualmente, no atelier de Moraes – um pintor e escultor em barro – podemos encontrar réplicas de embarcações da região, todas feitas em madeira.

Mesmo o grafite, que até recentemente enfrentava resistências como forma de arte, encontra seu espaço nas mãos – ou sprays – dos artistas Cristiano e Nélson, que produzem suas obras em telas.

O Espaço ainda conta com dois boxes, alocados para o projeto “Empreender” e  para o CRAS. O primeiro produz artigos de crochê utilizando mão de obra de seus associados, e o segundo vende produtos feitos pelas crianças carentes que participam de suas aulas de arte.

Também se apresentam no espaço nomes como Roberto Pessoa, Lícia Dias, Nelly Medeiros, Bubuthi, Jô Calleia, Candí, Paula Zibemberg, Dijô Vale, Daví Vargas, Sirlene Cardoso, Angelina Pimenta, Norma Fonseca, Graça Teixeira, Ivan Amorim, Helcio Cravo, Argôlo e Solange Ramos, todos pintores.

O Espaço Cultural de Cabo Frio é uma visita obrigatória para os que admiram a arte, e um programa imperdível para aqueles que pretendem observar o emprego das mais diversas técnicas pelos artistas, em seu processo de criação.


Texto e fotos: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura