domingo, 11 de novembro de 2012

FOTOGRAFIA DA SEMANA - DE ANTONIO ÂNGELO TRINDADE MARQUES - Pescadores


Pescadores - Mais um fotografia de  ANTONIO ÂNGELO TRINDADE MARQUES .



ZÉ CARIOCA VOLTA E CAPITÃO AMERICA NO ENEM


De volta à produção nacional

  • Editora Abril volta a produzir no país histórias para os quadrinhos Disney
  • Por enquanto, apenas Zé Carioca terá trabalhos realizados no Brasil
  • Primeiras produções começam a sair no fim do mês, em especial do personagem

Zé Carioca 70 Anos - Volume 1. Crédito: divulgação

Trata-se ainda de um retorno tímido. Mas, é fato, trata-se de um retorno. A editora Abril voltará a criar no país histórias para os quadrinhos Disney, algo que não faz há uma década.
Os primeiros trabalhos serão publicados no fim do mês, data em que está programado o segundo volume do especial "Zé Carioca 70 Anos" - o anterior foi lançado semana passada.
A edição especial irá trazer duas histórias com o papagaio brasileiro. Uma será escrita e desenhada por Fernando Ventura, especialista em produções de personagens Disney.
A outra terá traço de Luiz Podavin, profissional que participou da arte de vários trabalhos realizados pela editora entre meados da década de 1970 até o começo deste século.
                                                            ***
A informação sobre esse retorno à produção nacional foi confirmada pelo editor da linha Disney, Paulo Maffia, durante o Gibicon, congresso de quadrinhos realizado em Curitiba.
Informalmente, o fato já circulava há pelo menos um ano, mas não era oficialmente confirmado pela empresa. Segundo Maffia, a volta se resume por ora apenas ao Zé Carioca.
A proposta é inverter o eixo do que ocorre atualmente. Em vez de reprisar ou importar histórias do personagem, ele pretende levar as narrativas daqui para o mercado externo.
O editor diz que há ainda alguns ajustes finais. Mas, se tudo correr como planejado, a proposta é ter uma história nova a cada número da revista mensal "Zé Carioca".
                                                            ***
Faz parte do pacote também especiais sobre a Copa do Mundo e a Olimpíada. Os dois eventos esportivos serão realizados no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.
A Editora Abril produziu quadrinhos no país desde meados os anos 1960. O ponto alto da produção ocorreu nas três décadas seguintes.
O processo foi abandonada na entrada do século. Segundo Maffia, o que já estava produzido foi publicado até meados de 2002. Desde então, tem havido apenas reedições.
A volta casa com os 70 anos de criação de Zé Carioca, marcados pelos dois especiais com o personagem. O primeiro, à venda nas bancas, reúne histórias raras dele.

Categoria: NOTÍCIA
 Escrito por PAULO RAMOS às 21h57
[(3) Comentários] [ link ]

04.11.12

Capitão América caiu no Enem

  • Capa da revista do personagem foi usada como tema de questão do Enem 2012
  • Pergunta exigia que candidatos contextualizassem atuação do herói na 2ª Guerra
  • Quem já lia suas histórias em quadrinhos conseguiria responder com maior facilidade

Captain America 1. Crédito: reprodução

No meio do questionário, havia uma capa. Uma capa do primeiro número de "Captain America", de março de 1941, revista que marcava a estreia do super-herói estadunidense.
Setenta e um anos depois, a imagem do Capitão América dando um expressivo soco no líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) foi usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A prova foi aplicada neste fim de semana. Os organizadores da prova apresentaram uma resenha do filme do personagem, "O Primeiro Vingador", exibido em 2011.
Depois, perguntaram a quem o herói e os Estados Unidos lutavam. A resposta correta era a que fazia menção aos "regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial".
                                                            ***
Para responder à questão, os estudantes deveriam ler as imagens da capa. A saída para assinalar a alternativa correta estava na identificação de Hitler e das suásticas presentes.
As demais alternativas sugeriam conflitos situados em outras épocas históricas: Primeira Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, respostas aos ataques do 11 de Setembro.
Essa contextualização é familiar a quem já acompanha as aventuras do super-herói da editora norte-americana Marvel Comics, independentemente do que era visto na capa.
Fato raro: ler quadrinhos de super-heróis ou assistir ao filme do personagem teriam ajudado os estudantes a responder à questão com mais facilidade.
                                                            ***
Outra raridade é ter uma capa de revista de super-heróis usada como texto de questão. O Enem, até então, usava apenas charges e tiras nos enunciados de seus testes.
O uso desses dois gêneros dos quadrinhos tem sido frequente no histórico da prova. É comum aparecer, todos os anos, mais de uma pergunta pautada em produções assim.
No exame deste ano, houve uso de três charges e de três tiras, uma delas de Laerte.
O Enem tem sido usado nos últimos anos não mais como uma forma de avaliação do ensino médio, mas como um vestibular para acesso a vagas de universidades federais.

FONTE : 
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/