domingo, 1 de setembro de 2013

2° Encontro das Artes ao ar Livre - AleArt


RESUMÃO DA SEMANA

 Cabo Frio sedia curso de capacitação de voluntários no apoio à pessoa com câncer e família


 Evento foi realizado pela Escola de Enfermagem Ana Nery (UFRJ)
 Cabo Frio sediou nesta sexta-feira (30/08) o curso de capacitação de voluntários no apoio à pessoa com câncer e família. O encontro é uma das atividades previstas no projeto da Escola de Enfermagem Ana Nery (UFRJ), intitulado “Promoção da vida e Saúde na gerência de práticas de enfermagem na atenção oconlógica na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro”. O objetivo foi promover um espaço de informação e diálogo sobre bases e diretrizes para a atuação do voluntário no apoio à pessoa com câncer e família. O encontro contou com a presença enfermeira Camila Cantarino, responsável pelo Polo I da Baixada Litorânea do Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada. A enfermeira compôs a equipe de moderadores dos Grupos de Discussão – Visita Domiciliar e Visita Hospitalar, que fizeram parte da programação do curso.

                                         COMSERCAF faz melhorias no bairro Vila do Ar


 Prefeito Alair Corrêa já autorizou rede de esgoto, manilhamento e calçamento em varias ruas do bairro. A COMSERCAF está fazendo a extensão de rede em mais de 1km em várias ruas do bairro, no total são 40 postes  e 90 braços de luz.- Essa reivindicação foi solicitada ao Presidente da COMSERCAF, Toninho Correa que nos atendeu imediatamente - Fala  Robson Pinheiro, Presidente da Associação de Vila do Ar.

Conselho Municipal de Assistência Social realiza curso de capacitação 

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (27/08) um curso de capacitação para os conselheiros. Além deles, também participaram do encontro as assistentes sociais da SEMAS e as coordenadoras dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Durante o encontro os temas discutidos foram: a Política Nacional de Assistência Social; o SUAS - Sistema Único de Assistência Social; a Assistência Social e as proteções afiançadas; os CRAS e os Serviços de Proteção Básica. A palestra foi apresentada pela secretária-executiva do conselho, Célia Regina Pereira. Os cursos decapacitação são realizados mensalmente pelo Conselho Municipal de Assistência Social com o objetivo de orientar e esclarecer questões relativas à política da Assistência Social.
Texto: Gloria Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social 
foto: Divulgação SEMAS
                              Secretário visita Centro de Tratamento a Dependentes Químicos 

 


O Secretário da Criança e do Adolescente de Cabo Frio e Presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Dr Renato de Carvalho Macedo esteve nesta terça-feira, 27, junto com os membros do Conselho, no Centro Municipal de Recuperação, Reinserção Social e Tratamento de Dependentes Químicos, que será inaugurado em Setembro. Além da visita, os membros do conselho antidrogas realizaram uma reunião nas dependências da Unidade.

O Centro de Tratamento faz parte da SEPRED (Secretaria Municipal de Prevenção ao uso de Drogas) e foi criado com o objetivo de atender usuários de drogas para recuperação. 
O local conta com uma grande área externa, jardins com árvores frutíferas, lagoa, piscinas para atividades, horta e campo para a prática de esportes, além de uma vista fantástica. 
A área interna oferece toda a estrutura necessária para atender os dependentes químicos, com alojamentos para homens e mulheres, cozinhas equipadas, banheiros em todos os cômodos, sala de computadores, biblioteca, sala para artesanato, ambulatório e até um consultório odontológico. 

O Centro de tratamento oferece cerca de 100 vagas para homens e mulheres, inclusive cadeirantes. O início das internações será no dia 16 de setembro e, a inauguração oficial, dia 21 do mesmo mês.

Texto: Raissa Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente 

                                          Prefeitura de Cabo Frio acaba com obra irregular

Uma obra completamente ilegal, em um loteamento sem aprovação da Prefeitura, que vinha sendo executada sem licenciamento na área conhecida por Coqueiral, em frente ao Loteamento Terramar, em Tamoios, foi interrompida pela Subprefeitura de Tamoios e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que contaram com a colaboração da COMSERCAF e apoio da Guarda Municipal, da Diretoria de Obras de Tamoios e do 25º Batalhão da Polícia Militar.
A obra estava sendo executada em uma área sem licença ambiental e sem a autorização da Secretaria de Planejamento. A área, antes uma plantação de coqueiros, foi transformada ilegalmente em loteamento com áreas sendo vendidos no local apesar das notificações da Prefeitura. Os responsáveis tanto pelo loteamento ilegal quanto das obras, foram alertados pela Diretoria de Obras e pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de que deveriam parar com toda a operação mas não o fizeram em flagrante desrespeito a autoridade municipal.
Na tarde de quarta-feira, máquinas e caminhões da COMSERCAF foram para o local com os fiscais de Meio Ambiente  e de pessoal da Diretoria de Obras. Durante mais de duas horas ocorreu discussão em torno da decisão da Prefeitura de demolir as construções na área com demarcações ilegais de lotes pois os responsáveis queriam ordem por escrito assinada pelo Prefeito de Cabo Frio.
O Subprefeito de Tamoios, Cesar Pinho, foi convidado a ir ao local para sanar as dúvidas apresentadas. No local, o Subprefeito exigiu a apresentação das licenças de meio ambiente e de obras, bem como o memorial descritivo. Como nenhum dos documentos foi apresentado, o Subprefeito autorizou a ação da Secretaria de Meio Ambiente.