domingo, 28 de setembro de 2014

Cartunista abatido pelo "politicamente correto" - Gibicon 2014

"Combati a ditadura por décadas. Fui abatido pelo politicamente correto."



A declaração de Luis Solda (foto acima) foi a grande surpresa da mesa sobre autores de Curitiba, realizada na manhã desta sexta-feira, segundo dia do Gibicon.
Surpresa porque um debate com quadrinistas da cidade-sede do evento de quadrinhos já havia ocorrido nas duas edições anteriores, com os mesmos autores.
Se a plateia esperava mais do que mesmo, enganou-se. O que ouviu foi um relato de como uma carreira construída por anos pode ser ofuscada por um preconceito inexistente.
                                                         ***
A frase de Solda se referia ao fato de o veterano cartunista ter seus serviços boicotados por empresas. Ele diz ter deixado de ser procurado para novos trabalhos.
A falta de novas ofertas seria consequência de um caso do qual foi vítima em março de 2011. Ele foi demitido do jornal "Paraná On-Line" por conta de uma charge.
O desenho mostrava um macado dando uma banana para Barack Obama (veja imagem acima). O presidente norte-americano havia visitado o Brasil dias ANTES.
A charge foi alvo de críticas nas redes sociais e de entidades relacionadas aos direitos dos negros. A arte foi lida equivocamente como racista: o macaco seria Obama.
                                                         ***     
A demissão de Solda pelo jornal funcionou como uma espécie de atestado de que ele havia errado. O eco, segundo ele, é sentido até hoje. Empresas o veem como racista. 
A informação pegou de surpresa também a mesa. Benett, Pryscila Vieira, Marco Jakobsen e Paixão, todos do Paraná, sugeriram que o colega buscasse ressarcimento na justiça.
Hoje, Solda faz trabalhos para uma página virtual.
O caso do chargista não foi a única declaração contundente dada numa das mesas do Gibicon. Outra surgiu na última mesa do dia, sobre quadrinhos argentinos.

 VEJA MAIS EM : http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/

                                                 CHARGE ALVO DE CRÍTICAS .


FONTE : BLOG DOS QUADRINHOS.