sexta-feira, 20 de julho de 2012

CÂMARA MUNICIPAL CABO FRIO - CARICATURA DE MONUMENTO

A História da Câmara de Cabo Frio
O primeiro prêdio da Câmara Municipal de Cabo Frio foi erguido no Governo do Capitão-Mor José Varela, sucessor de Estevão Gomes, entre 1661 e 1662. O prédio situava-se na Rua Direita, atual Érico Coelho. Em “Memórias Históricas de Cabo Frio, 1977” está escrito a “Casa da Câmara é do sobrado, e está dividida em duas salas, das quais uma serve de vereanças, e outra para audiência do Juiz: nesta tem um xadrez separado, que serve de prisão, e por baixo dela duas enxovias”.

Mas em 1833 o sobrado estava em péssimo estado e foi alugado, provisoriamente a casa de Joaquim Manoel Moreira para servir à Câmara, onde fica até 1840. Nesse ano, a Câmara foi transferida para a casa de Joaquim Carvalho Malta, na Avenida Assunção, onde funcionou por cerca de 20 anos. Nesse período, o prédio serve ainda como arquivo, aposentadoria dos Juízes de Direito da Comarca, salão de bailes nacionais e até como enfermaria em 1856, para doentes pobres afetados pela Cólera.

Em 1860, a Câmara mudou-se para a casa de seu presidente, Dr. Francisco Manoel Soares de Souza, porque a anterior não mais oferecia segurança. Depois, por um período de dois anos, passou a funcionar na casa do Comendador Antônio Garcia da Rosa Terra, onde em 1872 foi instalada a primeira Biblioteca Pública da cidade de Cabo Frio e em 1881 já possuía 500 livros.

Foi só em 1873, em sessão extraordinária que o presidente da Câmara declara deliberar a compra do prédio pertencente a Elisa Galdina Marques Cruz, herdeira do tenente coronel Joaquim Marques Cruz, para uso Legislativo. Isto “já haver recebido da Thesouraria Provincial, a cifra de quatro contos de réis, destinada por lei para tal fim”.

Depois de tanto mudar, em 15 de maio de 1873, a Câmara recebe finalmente o contrato de escritura da compra da casa de sobrado, situada à Avenida Assunção que abriga até hoje o Poder Legislativo de Cabo Frio, depois de passar por várias reformas.