domingo, 17 de março de 2013

RESUMÃO DA SEMANA - CABO FRIO




Cultura de Cabo Frio apoia projeto “Cinema Inflável”
Ação acontece no sábado, 16, e domingo, 17, com duas sessões por dia

A secretaria Municipal de Cultura apoia no sábado, 16, e domingo, 17, o projeto “Claro Cinema Inflável”, que acontece na Praça de São Cristóvão, em parceria com a operadora de telefonia móvel.

O público vai poder se divertir com os filmes e, ainda, se deliciar com a distribuição gratuita de 400 pipocas. A classificação é livre. O projeto “Cinema Inflável” é um circuito itinerante de cinema ao ar livre. 


Tamoios terá ações programadas de combate à dengue
Reunião traça primeiras metas para o desenvolvimento do projeto “Vigilância Ambiental em seu Bairro”

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (11/3) uma reunião promovida entre a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), a superintendência de Vigilância em Saúde e associações de moradores do Distrito.

O encontro serviu para promover a apresentação do projeto "Vigilância Ambiental em seu Bairro", criado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, que tem como ideia principal mostrar à população que a melhor forma de combate ao mosquito Aedes aegypti é sempre a prevenção.

Alunos de Cabo Frio com Sorriso nota 10
A Escola Estadual Municipalizada Francisca Nazareth de Souza, no bairro Campos Novos, foi a primeira a receber a turma do Sorriso Nota 10, que chegou para espantar de vez os inimigos do dente e ajudar os alunos de Cabo Frio a manter um sorriso bonito e saudável.


O programa de Saúde Escolar Oral é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O Projeto acontece nas unidades escolares que atendem às turmas do 1º ao 5º Ano de Escolaridade. Com abrangência em todo o país, o projeto utiliza métodos simples e de baixo custo para promover ações educativas e, principalmente, preventivas, como explica a professora Hélia Brito, responsável pelo Serviço de Saúde Escolar em Cabo Frio.
– “Nós entendemos que a prevenção é sempre o melhor caminho, por isso, a Educação tem um papel fundamental nesse momento. Através da conscientização já nas séries iniciais do Ensino Fundamental é que alcançamos resultados significativos em um futuro próximo”, explica Hélia que ainda acrescenta que o projeto nas escolas será desenvolvido a longo prazo. “Esse trabalho vai percorrer outras escolas e permanecer nos próximos anos. Dessa forma, teremos como acompanhar o quadro epidemiológico, e assim, diagnosticar a situação da saúde bucal dos alunos para melhor orientar o trabalho na Rede Municipal”.
Jardim Esperança e Vila do Ar recebem projeto “Vigilância Ambiental no seu bairro”
Casas sem foco de dengue receberão certificado “Residência 100% correta”

A Vigilância Ambiental de Cabo Frio dá início nesta quinta-feira (14/03) ao projeto “Vigilância Ambiental no seu bairro”. As primeiras localidades a receber o programa são Jardim Esperança e Vila do Ar.

Os moradores poderão participar ativamente do projeto que terá a estrutura montada em dois locais: no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto e na Associação de Moradores da Vila do Ar, com funcionamento das 8h às 14h. O programa levará uma exposição de maquetes com explicações sobre o combate ao mosquito e contará com apresentações de teatro que também abordarão o tema da prevenção à dengue.

Supervisores Escolares unidos pela educação de Cabo Frio
Profissionais trocam experiências e trabalham para fortalecer a Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) e da Divisão de Supervisão Escolar, realizou a 1º Reunião de Supervisão Escolar do ano letivo de 2013, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi (Casa do Educador).

Supervisores escolares de diversas unidades de ensino participaram do evento.  A equipe da Divisão de Supervisão Escolar foi oficialmente apresentada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Limpeza da Laguna de Araruama terá início este mês
Atividade será coordenada em parceria pelas secretarias de Pesca, de Meio Ambiente e de Agricultura

A Secretaria de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura realizarão limpeza da Laguna de Araruama. O objetivo principal será recolher e reciclar pneus para a construção da cerca do Parque Municipal do Mico Leão Dourado localizado no segundo distrito.

O evento está marcado para o sábado, dia 25 de março, às 13 horas e acontecerá em três etapas: a primeira terá início no Terminal de Passageiros, no Boulevard Canal e irá até o Mercado Municipal de Peixe. As próximas etapas serão confirmadas posteriormente.


Menino prodígio de Cabo Frio é ouro na Olimpíada Brasileira de Física
Aluno da Rede Municipal é do Jardim Esperança e superou 56 mil alunos do estado

O estudante da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio Bruno Fonseca Rosa, de 14 anos de idade, foi um dos premiados na Olimpíada Brasileira de Física que teve 1,2 milhão de inscritos dos Ensinos Fundamental e Médio do Brasil.

Bruno ganhou medalha de ouro estadual e bronze nacional. Ele disputou com 56 mil alunos do Estado do Rio de Janeiro e obteve notas altas em uma prova objetiva e outra discursiva - além de experiências de Física.


Posto de coleta de óleo de cozinha funciona na sede da CODESTAM
Coleta seletiva ocorre diariamente no prédio da antiga subprefeitura de Tamoios

Preocupada com o meio ambiente, a CODESTAM vem incentivando a coleta seletiva de óleo de cozinha no Distrito de Tamoios. Para isso, a companhia criou um posto em sua sede, no prédio da antiga subprefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Vila do Sol recebe ação de combate à dengue
Serão realizadas visitas de casa em casa para orientar as famílias das formas de prevenção

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio – através dos agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e da Vigilância Ambiental –, vai realizar uma ação especial de combate à dengue no bairro Vila do Sol, na próxima segunda-feira (18/3), a partir das 9h.

Entre as ações, estão programadas a limpeza dos terrenos baldios e retirada de entulhos através da parceria com os profissionais da Comsercaf, além do trabalho de conscientização porta a porta realizado pelos agentes da Vigilância Ambiental.

A ação faz parte da chamada “semana de recuperação” realizada pela Vigilância Ambiental, que busca vistoriar especificamente as casas que estavam fechadas durante o período de visita no bairro e também as residências em que os moradores recusaram a entrada do agente.

O trabalho especial de combate à dengue no bairro Vila do Sol terá também a participação da administração do bairro Vila do Sol, que buscou a parceria com a Vigilância Ambiental, ESFs e Comsercaf.


Prefeitura reassume Terminal de Passageiros de Barcos de Cabo Frio
Turismo e Guarda Marítima assumem a responsabilidade

Representantes da secretaria de Turismo e da Guarda Marítima de Cabo Frio se reuniram na última quarta-feira (13/3), com os proprietários de embarcações do município quando discutiram sobre o ordenamento do Terminal de Passageiros de Barcos da cidade.
O Coordenador Executivo, Aldenir Soares proferiu sobre as intenções da nova gestão da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, que é de estruturar os pontos turísticos da cidade, o que facilitará a venda do destino nos principais mercados emissores do Brasil e do exterior, provocando geração de divisas para o município e dinamizando a economia local.
 A EDIÇÃO DA COLUNA RESUMÃO DA SEMANA FOI PREPARADA A PARTIR DOS RELEASES DA SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CABO FRIO 

ACABEI SENDO VÍTIMA POLÍTICA, AFIRMA ZIRALDO SOBRE SUA CONDENAÇÃO


ACABEI SENDO VÍTIMA POLÍTICA, AFIRMA ZIRALDO SOBRE SUA CONDENAÇÃO


  Foto: Reprodução
"Imagina se aos 80 anos de idade eu me envolveria com esse tipo de coisa". Foi dessa forma que o cartunista Ziraldo negou veementemente sua culpa após ter sido denunciado por improbidade administrativa pela Justiça Federal em Foz do Iguaçu.
Em entrevista ao SRZD, o escritor disse ter sido vítima de brigas políticas. "Fui apenas contratado para participar do evento, mas não administro nada", ele explica. "Dancei. Para os inimigos isso é um prato cheio".
Sobre a situação embaraçosa em que acabou se envolvendo, Ziraldo disse estar com a consciência tranquila, mas admite que ficou chateado. "Já fiz mais de 50 trabalhos para o governo, até para o Ministério Público. É uma pena", ele lamenta. "Meu medo é que, no futuro, as pessoas se lembrem do Ziraldo como aquele que esteve envolvido em denúncias".
Apesar de tudo, o escritor garante que o problema está prestes a ser solucionado. "Trata-se de um processo de quatro anos atrás e que agora voltou à tona, mas estou contando com o apoio de um dos melhores grupos de advogados do sul do Brasil", destaca o cartunista. "Já está tudo sendo resolvido".
Fonte:
http://nevesalvaro.blogspot.com.br/2013/03/acabei-sendo-vitima-politica-afirma.html