sexta-feira, 26 de abril de 2013

Coluna do Marcelo Braga - Profissão: Festeiro



Profissão: Festeiro

Hoje pensando em qual assunto abordaria para o Blog Zel Humor, fui pesquisar! Ao invés de entrar no Google para iniciar minha pesquisa, fui direto ao Facebook é claro! Dei umas olhadas nos posts de amigos e me chamou a atenção o da minha amiga Fatima Ziegler, uma super cerimonialista, requisitadíssima e com um currículo invejável de trabalhos incríveis.

Fatima se mostrou assustada com a FÁBRICA DE CERIMONIALISTAS que se produziu num exército de pessoas que se dizem profissionais no ramo, cobram abaixo do valor de mercado e na hora de arregaçarem as mangas e desempenharem um bom trabalho, travam, engessam, trabalham mal e isso com muita sorte quando não somem com os 50% de sinal deixando os sonhos dos noivos dentro de um kinder ovo ou seja, toda a recepção será uma surpresa e infelizmente a classe de cerimonialistas levará respingos que não é de champagne.
Esse fato no mercado de festas e eventos tem se tornado rotineiro, pessoas dormem dentistas (somente um exemplo não menosprezando a profissão) e acordam, decoradoras, cerimonialistas, banqueteiras, fotógrafas e às vezes nesse kit casamento do terror ainda coroam as atividades com uma CASA DE FESTAS, que muitas vezes era uma moradia que com jeitinho foi transformada e improvisada como tal, sem infraestrutura alguma para necessidades mínimas como rampas e acessos para deficientes e ar condicionado.

E os decoradores? Aspirantes equivocados sem o mínimo de bom gosto, cultura, postura, conhecimento e muitos ainda se metem a ter buffet. Com a moda do quadradinho de 8, sou do tempo de cada um no seu quadrado. Desconfie do profissional que oferece tudo, pois oferecer CONTATOS de outros profissionais para o cliente fazer orçamentos para sua festa é uma coisa, agora oferecer a REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS de toda a festa...isso pode ficar caro.



Conheço profissionais (PROFISSIONAIS????) que estão se enrolando com isso de pegar várias coisas pra fazer ao mesmo tempo numa área que desconhecem e acabam não dando conta, quando não pegam 3,4,5 festas num dia e só conseguem finalizar a duras penas...2 festas. Aí me pergunto: essa noiva fechou com esse mau profissional mas foi por indicação de alguém ou pelo preço muito abaixo do mercado nessas RODADAS de redes sociais? A noiva teve orientação de um CERIMONIALISTA? Foi feito um contrato?


Minha revolta, da Fatima e de vários profissionais que se manifestaram no post do Facebook é que nós estudamos, sempre nos reciclamos, somos profissionais a vários anos no mercado, registrados, com empresas abertas, pagando os encargos e funcionários e aparece uma pessoa que se acha jeitosa, cobra BARATINHO, e no final dá uma dor de cabeça aos noivos de whisky falsificado e ainda somos chamados pra consertar o DESserviço. 


Como amamos o que fazemos, muitas vezes se estivermos disponíveis vamos, ou damos uma consultoria Express por telefone. Mas consertar serviço errado, garanto que para os noivos é pior, fica 2 vezes mais caro, pois pagou o profissional genérico e depois teve que recorreu ao profissional.
Fatima Ziegler só tenho uma coisa pra te dizer: estamos no mesmo 


Titanic, abra seus braços na proa do navio, sinta a brisa do mar, ouça a música da Celine Dion, me chama de Jack pois te chamarei de Rose e te garanto que nós vamos nos salvar desse desastroso naufrágio afinal trabalhamos muito pra termos nosso lugarzinho no navio...quer dizer AO SOL !!!