domingo, 16 de outubro de 2011

As 11 frases mortais para identificar picaretas.

Segue uma postagem de um colega designer e ilustrador , um exemplo , para quem quer seguir essa profissão :

Tiras By Hector - 0000-00-00


Caros colegas ilustradores e designers, estou desde outubro de 2010 sem receber por um trabalho que fiz. Estou postando isto agora em julho de 2011. Ou seja em breve meu - até agora calote - pode fazer aniversário. E sabe de quem é a culpa deste calote? MINHA! Exclusivamente MINHA! Talvez seja castigo por outros que dei até mesmo sem querer. Quem sabe?

Mas assumo a culpa por motivos simples: quem trabalha sem contrato é puta. E, mesmo assim, algumas cobram adiantado. Como diz meu brother Davi Sales “é foda ter que trabalhar em dobro pra ganahr metade, pois a cada 2 trabalhos que se faz tem um filho-da-puta que resolve não te pagar”

Pois é...Vacilei... Aprendi há alguns anos com um consultor que todo e qualquer prestação de serviço se baseia na sequência: brieffing – proposta – contrato – nota/recibo - cobrança.
Saia deste caminho e vai se deparar com o inferno!!! 


Pois é, eu sabia disto. Mas me deixei levar por um amigo que resolveu dar uma de intermediário e avalista de um parente dele. Eu deveria ter diferenciado bem as coisas, pois cada um é cada um. Resultado: peço aos meus credores um pouco mais de paciência. É a síndrome do “vai passando”.

No meio deste perrengue todo me lembrei de um texto que estava escrevendo para meus colegas sobre como evitar os picaretas. Eu tirando onda de sabido mas na hora H eu fui é otário mesmo. Seguem as dicas:
As 11 frases mortais para identificar picaretas.

Depois de mais de vinte anos trabalhando com publicidade, design e ilustração a gente vai ficando calejado, em relação ao exército de gente escrota que existe no mercado. Por isto compilei as frases que você deve prestar atenção e decorar. Se no meio do papo aparecer uma, ligue o alerta amarelo. Se aparecerem duas o alerta laranja. Se ouvir três, aí saia correndo e verifique se sua carteira ainda está no bolso. Se ouvir mais de cinco destas pérolas em uma única negociação pode dar um tiro na cara do sujeito que deve ter algum atenuante legal. hehehe

1 - “De onde saiu isto tem muito mais” 

Esta é a frase mais representativa, quase um slogan, de todo picareta. Possui variações como: ”vão ter outros trabalhos”, “Tem mais coisa pra gente fazer depois”. De qualquer maneira esta pérola sempre segue ou antecede uma proposta de redução absurda de valor. Pela lógica do picareta você deve ganhar menos se tiver a “grande oportunidade” de trabalhar ainda mais para ele.

2 - “Vamos fazer uma parceria” 

Quando eu ouço esta frase confesso que eu tremo na base. É como se eu estivesse diante dos portões do inferno prestes a ser arrombado. Se você ouvir saia correndo e não olhe parta trás de jeito nenhum. Parceria de cu é rola!!!!

Parceria séria é definida em contrato! Onde as duas partes sabem desde o inicio quais suas parcelas de responsabilidade, trabalho, tempo e ganho.

A tática para identificar a parceria karaku (onde o pilantra entra com a KARA de pau e você com o KU) é simples: ou o cara só fala no que você tem que fazer sem deixar claro quanto ganhar ou só fala no quanto ele é porreta e como você é um sortudo de trabalhar com ele.

3 - “Não precisa de contrato”
Precisa sim. É a primeira coisa que determina se você está lidando com gente séria. Quem não gosta de assinar contrato, também não assina a ordem de seu pagamento.

O contrato é garantia para ambas as partes. Nele se definem, prazos, pagamento, todo o serviço em si. Além do mais como vendemos serviço, não dá pra protestar direto pelo banco. Se o cara não te paga tem que usar o contrato e a nota fiscal pra meter no pau.

Se você quer ser respeitado como profissional tem que agir profissionalmente tem que arcar com isto, pra não arcar com coisa pior.

A lógica correta é:
• Pegar as informações todas detalhadamente do que será feito.
• Com base nestas informações elabore uma proposta detalhada e mande o cliente assinar que autoriza
• Faça o contrato com o a proposta anexa e mande assinar.
• Cobre via boleto, com multa e juros previstos.


4- “ Não vamos mais usar o trabalho” 

Muita gente se acha no direito de encomendar uma ilustração ou qualquer peça de propaganda e depois dela pronta, desistir. Desistir na verdade ele pode, mas se o trabalho foi aprovado e autorizado a confecção ele tem que pagar por ele integralmente ou parcialmente, dependendo em que etapa se encontra.

Mas aí se ligue na dica anterior: você tem um contrato, um documento assinado, onde está claro o que acontece no caso de desistência? Se não tiver se fudeuuuu!!!

5 -“Vai ser bom pra você divulgar seu nome” 

Todo picareta acha que trabalhar para ele sem receber é uma imperdível oportunidade de aparecer para o mercado e divulgar o seu nome. Só se for pra aparecer pro mercado como um grande otário e divulgar seu nome (e CPF) junto ao SPC e SERASSA por não ter grana pra pagar seus compromissos.

Um grande autor de quadrinhos, amigo meu, uma vez foi chamado para fazer um painel em um bar chique. Foi lá viu as dimensões do painel, viu quantos dias de trabalho teria e deu o preço do serviço, para surpresa do dono do estabelecimento cuja contra proposta foi que “deixaria” o artista assinar a obra. A contra proposta foi seguida de uma proposta envolvendo um determinado órgão excretor do dono do bar.

6 - “Tem um amigo meu que também faz isto”

Outra frase de picareta que sempre é seguida por um complemento tipo “ e cobra bem mais barato” . A melhor contra resposta que existe para esta é: “ então faça sua porra com ele”. Nunca caia nesta! Se alguém tem um amigo, primo, irmão, vizinho... que faz exatamente o mesmo serviço que você faz, com a mesma qualidade e tempo, não existiria nenhum motivo para ele te chamar. Ou é mentira da grossa ou o tal cara que faz mais barato é uma merda ou então tomou um calote e não quer fazer mais nada pra ele. Simples assim!

7 - “Você faz isto aí rapidinho”

A frase típica de quem não vai querer pagar o valor do trabalho. Começa assim diminuindo a importância do que você faz, acreditando que está insuflando seu ego. Se hoje você tem destreza é porque investiu. Lembre disto. Outra coisa: não se deixe levar pela pressa exagerada do cliente. Quem sabe quanto tempo leva pra fazer um serviço é você. Depois ele que te encheu o saco pra dar pressa é o que vai encher o saco dizendo que não está bom.


8 - “Vamos fazer uma permuta”
Pule fora de permuta. Quem se fode 99% das vezes é o ilustrador. Quero ver você pagar sua conta de luz com permuta.

9 – “Vamos fazer no risco”

Trabalhar no risco pra quem não sabe significa você fazer a porra toda e se o cliente aprovar você é pago. Vale lembrar que quem trabalha no risco é dublê de cinema. Porém em alguns casos até pode valer a penas como investimento. Mas com as seguintes condições:
• O valor que você vai receber ser acima do valor de mercado (a taxa do risco),
• Ter um ganho mínimo no caso de uma não aprovação,
• Você não ter outra coisa pra fazer
• Ter um contrato de garantia em contrato de que o trabalho, caso seja aprovado, seja feito com você. Não é raro alguns contratantes aprovarem seus projetos com o trabalho de uma pessoa e depois o executarem com outro que cobre mais barato e usando todo o conceito que foi criado como modelo.


10 - "Eu comecei a fazer com outra pessoa mas ele não terminou. Faça mais barato. "
Esta é foda! Você acha justo, uma pessoa que trabalha direito ter que custear o trabalho de quem fez merda? Eu não acho. Mas o picareta ou mané , que não quis pagar por um serviço de qualidade acha que é nossa obrigação cobrar mais barato porque ele já pagou pra outro que fez besteira. E quico? Quico eu tenho haver com isto?

11 - “você faz o trabalho pra gente ver como é que fica."

Eu deixei esta por último por ser a mais bizarra de todas. É um misto de picaretagem, com falta de respeito que não tem tamanho. O escroto que te propõe isto acredita que você além de imbecil é um desocupado. Por isto é importante ter um portfólio bem completo, onde você mostre todas as nuances de seu trabalho. O cara escolhe um linha e você após assinar o contrato e a proposta executa. Imagine ele chegar pra um arquiteto e dizer: - Você constrói a casa toda e se eu gostar te pago. Você acha que ele topava?


Enfim, são estas as dicas quem tiver mais alguma pode colaborar!



http://www.oinfernosaoosoutros.com/2011/07/as-11-frases-mortais-para-identificar-e.html

CORRIDA MALUCA PARTE 4 - JORNAL INTERPRESS

O PSOL NÃO NASCEU PARA TODOS.