CARICATURAS AO VIVO - ZEL HUMOR . O MELHOR DA CARICATURA EM SUA FESTA ...

CARICATURAS AO VIVO - ZEL HUMOR . O MELHOR DA CARICATURA EM SUA FESTA ...
CLIQUE NA IMAGEM É SAIBA MAIS ...

sábado, 23 de abril de 2011

Charge causa demissão de cartunista no Paraná

Charge causa demissão de cartunista no Paraná





Desenho foi publicado sábado no jornal virtual "Paraná On-Line"


Charge de Solda repercutiu na internet como sendo racista


Cartunista diz que intenção foi mostrar brasileiros dando "banana" a EUA






Charge de Solda. Crédito: desenho cedido pelo autor

O cartunista Solda foi chamado pela redação do "Paraná On-Line", no início da semana, para uma conversa. Soube, então, que havia sido demitido do site, onde atuava desde 2005.O motivo foi a má repercussão de uma charge sua, publicada no último sábado, dia 19. A arte fazia alusão à visita ao Brasil do presidente norte-americano Barack Obama.
O desenho mostrava um macaco dando uma "banana". Uma legenda trazia a frase "Almoço para Obama terá baião de dois, picanha, sorvete de graviola e banana, muita banana!".

O trabalho repercutiu na rede. O maior eco se deu após ser reproduzido no domingo no blog do jornalista Paulo Henrique Amorim, que viu no trabalho um conteúdo racista.
A charge foi retirada do arquivo virtual do jornal on-line. Na conversa sobre sua demissão, Solda diz ter ouvido do site que diversas entidades de negros estavam processando o jornal.



"O jornal tirou o deles da reta e eu fui mandado embora", diz o desenhista de 58 anos, vencedor por três vezes no Salão Internacional de Humor de Piracicaba na categoria charge.


Nas leitura dele, "estão ateando fogo aos chargistas". A frase faz referência a outra charge que causou polêmica na semana passada, publicada na "Folha de S.Paulo".
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/noticia/







Luiz Antonio Solta
 CARTUNISTA SOLTA



"Há uma intolerância contra os chargistas. Não dúvida", diz Solda.

"A repercusão me causou espanto. Sou um sujeito pacato, modesto, não saio de casa e jamais imaginei que uma charge minha serviria para esse rebuliço todo."


 O SITE - EU É MEU CHAPÉU ESCREVE DEFENDENDO SOLTA:


O cartunista Solda, que publica diariamente na edição digital do Jornal O Estado do Paraná, e também aqui neste blog, teve uma charge sobre a visita do Presidente americano acusada de promover preconceito. A figura de um macaco dando uma “banana” para o ilustre visitante foi interpretada por alguns leitores como racista e preconceituosa. Induzidos por uma chamada tendenciosa no site “Conversa Afiada” do Jornalista Paulo Henrique Amorim, vários leitores entraram no jogo, e sem refletirem sobre a mensagem da charge, começaram a escrever protestos inflamados contra o cartunista, e até ao povo do Paraná, que segundo alguns, é racista por natureza.
http://www.euemeuchapeu.com.br/humor/cartunista-censurado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário