domingo, 16 de junho de 2013

Secretaria de Cultura de Cabo Frio lança revista

Secretaria de Cultura de Cabo Frio lança revista
Publicação quer divulgar a agenda cultural da cidade com olho no turista e público local



Não basta fazer, é preciso que todos saibam: com este lema em mente, o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Facury, revela seu entusiasmo pelo lançamento da revista "Nossa Gente Cultura - Programação", uma publicação bimestral que se torna realidade após o sucesso de sua edição piloto nas redes sociais.
Editada em um formato prático e de fácil manuseio - tecnicamente conhecido como "pocket", isto é, "de bolso" - a publicação vem ocupar o lugar de divulgadora oficial dos eventos culturais originados ou apoiados não apenas pela Secretaria de Cultura como, também, pela Prefeitura. Sua periodicidade será inicialmente bimestral, e a primeira edição em papel sairá da gráfica bem á tempo de alcançar em cheio as férias de julho, época em que a carência de informações sobre o panorama cultural da cidade pode deixar grandes atrações com público restrito.

A revista, segundo Facury, não pretende concorrer com outras publicações do gênero, que trazem reportagens sobre eventos, e sim limitar-se a ser a agenda oficial das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Cultura.

O Secretário de Cultura José Facury discorreu sobre a nova revista:

- O que levou a Secretaria de Cultura a lançar a revista foi o fato notório da total ausência de divulgação que a rica programação cultural da cidade sofre.  Os resultados disso são eventos vazios e a qualidade dos artistas sem nenhum eco, reinando ali solitários - disse Facury.

Segundo ele, "Toda a cidade e todos os visitantes precisam saber dos eventos que aqui ocorrem. Então faremos uma tiragem de 5.000 exemplares, espalhados em consultórios, restaurantes, bancos, pousadas, hotéis, universidades, escolas e etc. Além disso, continuaremos com a postagem nas redes sociais, que obteve uma grande repercussão e alcançou mais de 11.000 visualizações e mais 80 compartilhamentos no Facebook. Em uma época cada vez mais informatizada, lançar uma revista papel não seria andar pra trás, ainda mais considerando o sucesso da página da Secult nas redes sociais", acredita ele. 

Sem esconder o objetivo maior, Facury revela mais detalhes: "Queremos chegar a um ponto em que só não irá quem não quiser, mas a nossa obrigação é fazer com que todos saibam.

Já o formato escolhido para a revista foi motivado por publicação semelhante, do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio.
 - Você pode retirar aonde a encontrar, colocar no bolso ou na bolsa e pode consultar a qualquer hora, até dias depois. A sua publicação este ano será bimestral. Quem sabe no ano que vem, com mais verba, a faremos mensalmente - explicou.
 Quanto às pautas da revista, o Secretário disse que, por não ser da área de jornalismo, não entende muito dos conteúdos atrativos de uma revista, mas também não pretende competir com outras publicações na cidade, que igualmente tenham conteúdos culturais ou literários. 

 Segundo Facury, "Nosso objetivo é apenas informar a todos a programação artística da cidade, e não apenas das que acontecem nos espaços oficiais. Na verdade queremos estendê-la até os ateliers e espaços particulares. Vejo a "Nossa Gente - programação" como uma grande ferramenta de promoção turístico-cultural da cultura em Cabo Frio, e temos todos os motivos para acreditarmos que ela cumprirá o seu papel com muito sucesso, informando e sendo referência para as demais publicações", finalizou o secretário.

Texto: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário